Começam pela Pompeia e José Menino os mutirões contra o Aedes em Santos | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/Arquivo PMS

Vida +

17 DE JANEIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Começam pela Pompeia e José Menino os mutirões contra o Aedes em Santos

Agentes estarão uniformizados com colete verde e crachá

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Saúde de Santos vai realizar na quarta-feira (22) o primeiro Mutirão de Combate ao Aedes aegypti de 2025, nos bairros Pompeia e José Menino, a partir das 9h. Foram escalados 67 agentes de combate a endemias, que estarão devidamente uniformizados com colete verde e crachá, e irão se encontrar na Praça do Surfista (Av. Presidente Wilson s/n° – Pompeia).

O mutirão terá retorno no sábado (25) para eventuais pendências, podendo sofrer alterações devido ao tempo. A empresa Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Os mutirões de 2024 eliminaram 1.348 focos com larvas de mosquito. Desse modo, houveram 5.222 casos de dengue e 151 de chikungunya no Município. Em 2025 a cidade já registrou três casos de dengue.

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.

Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.

Além disso, a vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.