Como aproveitar a Páscoa se sou intolerante à lactose? | Boqnews
Foto: banco de imagens Canva

Vida +

29 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Como aproveitar a Páscoa se sou intolerante à lactose?

Confira como aproveitar a Páscoa mesmo sendo intolerante a lactose com a Nutricionista Luciana Kirsten

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Páscoa é uma época em que muitos doces e chocolates são consumidos, mas isso não impede que pessoas intolerantes à lactose aproveitem a data.

Existem algumas opções de ovos de Páscoa sem lactose disponíveis no mercado, além de receitas caseiras de chocolates e sobremesas que podem ser feitas usando leite sem lactose ou substitutos como leite de amêndoa, coco ou soja.

Algumas opções de sobremesas sem lactose incluem tortas de frutas, sorvetes à base de frutas ou leite de amêndoa, e pudins de tapioca ou arroz com leite sem lactose.

Além disso, também é possível optar por presentes diferentes, como cestas de frutas ou flores, ao invés de chocolates.

A nutricionista Luciana Kirsten explica  “Em primeiro lugar vamos esclarecer o que é ser intolerante a lactose. Sendo assim, o intestino não produz uma enzima chamada de lactase que quebra e absorve o açúcar do leite”. A ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes) é estimado que no Brasil 40% da população apresente hipolactasia (intolerância à lactose) manifestada após os 3 anos de idade (tipo adulto).

A intolerância pode ter três formas de apresentar-se:

Em recém nascidos que não houve o desenvolvimento da lactase no nascimento.

Em indivíduos que desenvolveram a incapacidade de produção da enzima.

A partir de doenças ou lesões intestinais.

O que fazer para desfrutar mesmo com restrição alimentar em uma data tão especial ? 

“Sim, precisamos encontrar formas de aproveitar a celebração. Então, vamos a algumas informações que podem auxiliar na hora de planejar o seu domingo”.

Consuma chocolates sem lactose

“Hoje em dia encontra – se com facilidade, é possível encontrar chocolates muito saborosos sem a adição de lactose. Lembre-se que quanto mais o índice de cacau melhor, não só para os intolerantes à lactose mas para todos que desejam optar por chocolates mais saudáveis.

Além disso, o chocolate também pode ser incluído na sua rotina porque afinal, não consumimos chocolates somente na Páscoa não é mesmo?”, explica a nutricionista Luciana Kirsten.

Enzimas

“Não é a melhor opção, o objetivo é repor as enzimas do sistema digestório para fazer a quebra e absorção do açúcar do leite e assim evitar os desconfortos causados pelo consumo do leite. Esta escolha deve acontecer em circunstâncias onde não seja possível optar por alimentos sem lactose, porém para saber qual a melhor enzima é necessário consultar um médico ou nutricionista”, explica .

Produza sua próprias sobremesas

Fazer sua própria sobremesa trás liberdade de escolha quanto aos ingredientes. Se houver crianças em casa você poderá motivá-las a ter contato com alimentos saudáveis e criar memórias afetivas incríveis. Use o cacau como base das suas receitas, faça mousses, bolos, use sua criatividade, aproveite e consuma com segurança.

Por fim, a nutricionista deixa uma reflexão. “Lembre-se, que mais do que comer chocolates esta celebração chamada Páscoa é uma oportunidade de estar compartilhando amor com as pessoas que mais desejamos o bem. Então, aproveite e crie uma Páscoa cheia de memórias inesquecíveis”.

 

Leia mais

Saiba como preparar uma lancheira saudável e atrativa para as crianças

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.