Confira dicas para chegar à terceira idade de maneira saudável | Boqnews

Vida +

30 DE SETEMBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Confira dicas para chegar à terceira idade de maneira saudável

A expectativa de vida aumenta a cada ano. Com isso, já não é raridade encontrar pessoas completando 100 anos. Neste sentido, a preocupação é como chegar a idades tão avançadas de forma saudável. Um conjunto de fatores influenciam no processo de envelhecimento e atitudes desde cedo ajudam com que o corpo acompanhe este processo de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A expectativa de vida aumenta a cada ano. Com isso, já não é raridade encontrar pessoas completando 100 anos. Neste sentido, a preocupação é como chegar a idades tão avançadas de forma saudável. Um conjunto de fatores influenciam no processo de envelhecimento e atitudes desde cedo ajudam com que o corpo acompanhe este processo de forma ativa. Atividades físicas e também mentais, além de uma alimentação saudável são essenciais para passar dos 60 anos com saúde e disposição.


Além desta questão, a pele também precisa receber atenção especial, por motivos estéticos, mas principalmente de saúde. Que todos terão rugas e marcas de expressão é certo, mas atitudes diárias desde cedo podem retardar o envelhecimento da pele, além de prevenir o desenvolvimento de doenças, como o câncer, que representa cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Um em cada quatro casos.


Segundo a dermatologista Valéria Fusari, a principal arma contra o envelhecimento e também doenças mais graves é o uso diário de protetor solar. “Cerca de 80% do envelhecimento da pele é causada por conta desta exposição. A pele envelhece a cada minuto no sol. Pessoas com pele muito sensível e clara precisam ter atenção redobrada, mas para mulatos e índios, por mais resistente que seja a pele, o uso diário do protetor também é indicado”, ressalta.


O processo de envelhecimento acontece também por outros motivos. A qualidade de vida, segundo Fusari, é uma das principais influências. “Pessoas estressadas, por exemplo, apresentam envelhecimento acelerado”. Outros fatores, de acordo com Fusari, que têm forte interferência são o consumo de cigarro e álcool, que destroem com maior velocidade as células da pele e  aceleram ainda mais o desgaste.


Problemas genéticos


De acordo com Fusari, problemas genéticos também podem acelerar o envelhecimento e a flacidez da pele. Alguns procedimentos, entretanto, podem prever como ficará a pele e, então, prevenir para retardar o processo.


“A pessoa pode modificar por procedimentos em consultório com a utilização de toxina butolínica, que melhora a questão muscular e também estética. Este é um dos métodos mais realizados em centros clínicos”, explica Fusari. “Hoje é possível avaliar toda esta questão já a partir dos 15 ou 20 anos e começar desde cedo a prevenção. A avaliação é realizada tanto pela formação muscular e outras questões físicas, como também pelo estilo de vida da pessoa”, diz.


Além desta intervenção ou mesmo reposição no lábio e bochecha, por exemplo, as pessoas podem utilizar produtos cosméticos, que aumentam a produção de colágeno e elástino. “É importante lembrar que o envelhecimento começa a partir dos 25 anos. Aos 40, já produzimos metade de colágeno e outras substâncias, do que alguém aos 20, por isso é importante  estimular o corpo para que ele continue se renovando”, explica.


Neste sentido, a dermatologista explica que é preciso estimular o corpo para que ele continue produzindo substâncias. Produtos com ácido, por exemplo, ajudam na renovação das células e são considerados um dos principais tratamentos de prevenção. Existem também produtos coadjuvantes, como os hidratantes, que possuem colágeno, e contribuem para a renovação da pele.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.