Confira métodos para prevenir gripes e resfriados nesta época do ano | Boqnews

Vida +

20 DE ABRIL DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Confira métodos para prevenir gripes e resfriados nesta época do ano

Nesta época do ano é comum as pessoas ficarem gripadas e resfriadas com frequência. A mudança brusca de temperatura em menos de 12 horas é capaz de prejudicar a saúde. Com facilidade, as pessoas confundem gripe com resfriado. “A primeira é uma infecção viral frequentemente causada pelo vírus Haemophilus Influenza e que causa febre alta, […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Nesta época do ano é comum as pessoas ficarem gripadas e resfriadas com frequência. A mudança brusca de temperatura em menos de 12 horas é capaz de prejudicar a saúde.
Com facilidade, as pessoas confundem gripe com resfriado. “A primeira é uma infecção viral frequentemente causada pelo vírus Haemophilus Influenza e que causa febre alta, dores no corpo e cabeça”, explica a médica Jane Sant anna Nascimento Cunha. “Já o resfriado tem menor gravidade, e é caracterizado pela coriza, congestão nasal e febrícula”. 
Alguns métodos de prevenção podem ser tomados para evitar esta contaminação. Entre eles está o consumo in natura de frutas cítricas (acerola, laranja, limão, morango e kiwi) por serem ricas em vitamina C. A médica ressalta uma dieta equilibrada com hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais como método preventivo. “Suplementos vitamínicos não são substitutos ideais para uma dieta equilibrada”, aconselha. 
Aglomeração e ambientes fechados também auxiliam na propagação do vírus, por isso é bom evitá-los ao máximo. “Lavar as mãos com frequência e/ou usar álcool em gel também evita a contaminação”. 
Algumas doenças como sinusite, otite, amigdalite, pneumonia e meningite podem ser desencadeadas por uma gripe ou resfriado mal curado. 
Ar Condicionado
Comum no dia a dia de escritórios, escolas e até mesmo na residência, a exposição intensa ao ar condicionado facilita no aparecimento de infecções respiratórias. Isso não acontece pela troca de temperatura (chamado de choque térmico), mas por causa do ressecamento da mucosa. “Isso se dá pelo ar e também pela falta de ventilação do ambiente onde é usado”, explica a médica. 
Mas a principal vilã para as pessoas é a falta de higienização do equipamento, onde o local torna-se um reservatório de ácaros, bactérias e poeira. Por ser um grave e comum problema, na década de 80 a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o termo Síndrome dos Prédios Doentes para designar todos os males que este equipamento sujo causa na saúde dos trabalhadores.
Vacinas
Prevista para ocorrer entre os dias 5 e 25 de maio, a campanha nacional de vacinação proposta pela  Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo estima imunizar 80% da população alvo, composta por pessoas da terceira idade, gestantes, profissionais de saúde do Estado, indígenas e crianças de seis meses a dois anos.
Jane Sant anna ressalta que esse método é eficaz. “A vacinação reduz o aparecimento da gripe, diminui as complicações, como a pneumonia nos idosos e abaixa a incidência de sinusite e bronquite em pessoas alérgicas”. 
Este medicamento apenas é contraindicado a quem tem reação alérgica grave à ingestão de ovo. As vacinas serão aplicadas em 7 mil postos e 41,6 mil profissionais de saúde estaduais e municipais estarão mobilizados durante o trabalho. Para auxiliar na campanha, as equipes de saúde contarão com 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.