Conheça as causas e tratamentos para câimbra na gravidez | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

09 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça as causas e tratamentos para câimbra na gravidez

A câimbra é muito comum na gestação por causa do peso do útero que dificulta a circulação nas pernas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

caimbragravidezA câimbra é muito comum na gestação, principalmente no segundo e terceiro semestre da gestação por causa do peso do útero que dificulta a circulação nas pernas. Esse incômodo pode atingir os grupos musculares da panturrilha e anterior e posterior da coxa.

De acordo com Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, dificilmente as mulheres conseguem escapar das câimbras na gravidez. “A câimbra é uma contração muscular involuntária que ocorre devido ao esforço do músculo”, explica.

Uma pesquisa feita pela revista Crescer apontou que 91% das mulheres revelaram que sofrem com a câimbra. Apesar de ser um sintoma muito comum é importante as mães ficarem atenta a frequência de câimbras. “Nos casos de hiperêmese gravídica a câimbra pode representar alterações eletrolíticas que devem ser avaliadas pelo médico”, afirma Elwing.

Se no pré-natal a gestante apresentar quadros de câimbras o médico deve ser informado.

Câimbras noturnas nas pernas
E o que fazer quando a câimbra surge durante a noite? Elas ocorrem durante o sono e acometem os membros inferiores como pé, coxa ou panturrilha. “As causas da câimbra noturna podem estar relacionadas a alterações metabólicas, desidratação por conta do exercício físico, má alimentação e deficiência de vitaminas”, diz o angiologista.

Como amenizar o desconforto?
Existem diversas maneiras de lidar com esse problema. É importante fazer uma sessão de alongamento ao realizar atividades físicas. Se possível, não faça atividades em dias quentes.

Quem tem câimbra noturna com frequência deve fazer um alongamento 15 minutos antes de dormir e faça uma alimentação balanceada e rica em cálcio e magnésio. Além disso, a gestante precisa se preocupar com a sua hidratação. “A melhor forma de saber se o corpo está ou não hidratado é pela urina. A gestante que está sofrendo com a desidratação apresentam uma urina amarelada e com cheiro forte”, comenta do angiologista.

Foco na alimentação
A alimentação é uma aliada da gestante que pretende combater as câimbras. “O ideal é evitar refrigerantes, salgadinhos, produtos enlatados em excesso eles podem contribuir para o surgimento de câimbra”,recomenda o especialista.

Acrescente no cardápio alimentos ricos em cálcio, magnésio como folhas verdes, grãos, cereais integrais . “Consuma também alimentos rico em potássio presente na banana, tomate, feijão branco e cenoura”, esclarece Elwing.

A falta desses nutrientes pode favorecer para as câimbras.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.