Conheça os benefícios que a dança traz | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

14 DE ABRIL DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça os benefícios que a dança traz

A atividade auxilia nos aspectos físicos, mentais e sociais, indo do controle da pressão arterial até à produção de hormônios da felicidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A beleza de uma arte milenar repleta de adeptos somada a uma gama enorme de benefícios. Esta é a dança, uma prática extremamente saudável e amplamente recomendada. Dançar está definitivamente associado à qualidade de vida. Saúde mental, queima de calorias, fortalecimento dos músculos, interação social são apenas alguns espectros contemplados por meio dessa atividade.

Erika Magno, professora de dança há mais de quatro anos, explica que ela é fundamentalmente uma forma de criar uma nova rede de amigos. Por meio dela, cria-se um vínculo entre professor e aluno. A técnica da dança, às vezes, é secundária e o bem-estar e a autoestima passam a ser prioritários.

Uma das alunas de Erika, Rita de Cássia Siqueira, de 32 anos, ressalta a diferença que sentiu após seis meses de aulas. “Tenho mais fôlego, menos dores no dia-a-dia e a saúde está melhor”. Para ela, a dança é uma terapia no combate à timidez.

Aeróbio
“A dança é um exercício aeróbio que estimula o metabolismo, melhora a parte cardiovascular, controla a glicemia, peso, colesterol, pressão arterial. Mas acima de tudo melhora a felicidade”, ressalta o nefrologista Rubens Amaral, fomentador da saúde e qualidade de vida.

Ele explica que essa dinâmica aumenta a endorfina e a serotonina, hormônios diretamente relacionados à felicidade. Além de promover os mesmos benefícios de um treino aeróbio tradicional, dançar também provoca melhoras nos âmbitos social e psicológico, por isso, está um patamar à frente dos exercícios regulares.

A recomendação também se estende aos idosos. Fortalecimento dos ossos e melhora na imunidade são outros proveitos tirados dessa atividade tão virtuosa.

No entanto, antes de começar a praticar algum tipo de dança mais dinâmica é recomendado aos portadores de lesões musculares e doenças cardiovasculares que recebam uma orientação e uma avaliação de rotina feita por um médico.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.