A aparência de “teia de aranha” nas pernas ou veias demarcadas sob a pele são algumas das características das varizes. Com predominância feminina, as estatísticas demonstram que a cada quatro mulheres, um homem somente apresenta o diagnóstico. Caracterizada por pessoas que estão, geralmente, acima dos 35 anos de idade, os “vasinhos” sobressalentes acomete metade da população aos 50 anos de idade.
Segundo Roberto Roncato, médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular da Unimed Costa Oeste, há estudos que indicam que as varizes podem se originar por fatores hereditários e genéticos. “Uma pessoa pode já nascer com predisposição à doença”, observa.
Porém, alguns hábitos podem contribuir para o aparecimento dos “micro-vasinhos”. Usar salto alto, por exemplo, ininterruptamente pode encurtar o músculo da panturrilha e causar pressão no local. “A musculatura da panturrilha devolve o sangue ao coração. Salto muito baixo também não é recomendado. Na dúvida, opte por um salto com até dois centímetros e faça alongamentos constantemente”, explica o médico.
Mitos e verdades em pauta
Se o salto alto na medida certa se torna um aliado para evitar as varizes, a depilação é fator que não causa preocupações. “A depilação não causa varizes, mas pode aumentar os vasinhos nas pernas. Estes, por sua vez, são condições completamente diferentes das varizes”, observa.
Por outro lado, a musculação em excesso podem contribuir para o aumento das varizes. “Os exercícios com muita carga são prejudiciais. Atividade física orientada ajuda na prevenção”, detalha.
A culpa é dos hormônios
Os hormônios durante o período gestacional também podem agravar o quadro e a “culpa” é dos hormônios. “A progesterona aumenta a dilatação das veias, de todas as veias do organismo. Quem já tem predisposição a ter varizes, sofre ainda mais essa ação. Outro fator é o hiperfluxo, quando aumenta o fluxo de sangue nas veias uterinas e ovarianas”, diz o angiologista. “No começo da gravidez, pode-se usar meia ¾, até o joelho, e depois, quando o útero começar a aumentar – por volta do sexto ou sétimo mês – opte em usar meia calça de gestante. Além de apertar as veias, ela levanta o útero”, complementa com a recomendação.
Indicação de tratamento
Apesar das inúmeras causas, a indicação do tratamento depende da gravidade do caso. Para as varizes desenvolvidas de veias grossas, o único tratamento é a cirurgia
Para as microvarizes, é indicado o tratamento por injeções que é chamado de escleroterapia ou na linguagem popular, “aplicação ou secagem de veias”.