Conheça as vantagens e desvantagens do parto normal e cesariano | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

28 DE MARÇO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça as vantagens e desvantagens do parto normal e cesariano

Brasil é o país campeão mundial de partos cesarianos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No dia 23 de março, uma grávida que estava em trabalho de parto teve o atendimento negado na Casa de Saúde de Santos. Apesar de a gestante estar com a cesárea marcada para o dia seguinte (24), a unidade recusou o serviço porque havia anunciado dois dias antes que pretendia encerrar o serviço de pronto-socorro obstétrico. Na ocasião, foi anunciado que a medida seria adotada a partir de maio.

Essa opção, aliada ao fechamento da maternidade da Beneficência Portuguesa pode gerar problemas às gestantes que possuem planos de saúde. Com isso, a primazia pelos partos agendados vem se tornando mais evidente e a discussão polêmica que perdura há muito tempo entre as grávidas é novamente levantada: a opção pelo parto normal ou cesariano?

Cenário
O Brasil é o país recordista de cirurgias cesarianas. Representam 52% dos partos. Taxa essa, que significa o triplo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15%.

O obstetra Paulo Nowak acredita que os principais motivadores desse número é a a cultura disseminada de que esse método é mais seguro do que um parto normal. “O que não passa de um mito, já que o nível de segurança é igual ou superior”. Segundo ele, a remuneração para os obstetras que realizam partos normais em planos de saúde é um pouco maior em relação a quem opta pelo cesariano.

No entanto, ao contrário da diferença dos valores, que é praticamente irrisória, a duração dos procedimentos é bem diferente. “Um parto normal pode durar até 48 horas, enquanto em uma cesariana, a cirurgia dura aproximadamente uma hora e meia”, afirma Nowak, que conclui que apesar da estimulação pelo parto normal, a praticidade das cirurgias também é um causador do número expressivo de partos cesarianos.

Indicações
O obstetra explica que em condições ideais o parto normal deve ser privilegiado. “Por isso, é importante a conscientização tanto dos profissionais de saúde nas escolas médicas, quanto da população, na redução de mitos”. Em situações onde o bebê está sentado ou quando a placenta está abaixo do colo do útero, a cesárea é o procedimento mais indicado para a segurança da mãe e filho.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.