Controle obrigatório | Boqnews

Vida +

12 DE NOVEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Controle obrigatório

Com números incertos, estimam-se que mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o portal da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), vivem com a doença, que deve ser diagnosticada o quanto antes para que seja realizado o controle correto da  glicemia (níveis de açúcar no sangue), evitando maiores complicações. No Brasil, de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com números incertos, estimam-se que mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o portal da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), vivem com a doença, que deve ser diagnosticada o quanto antes para que seja realizado o controle correto da  glicemia (níveis de açúcar no sangue), evitando maiores complicações.


No Brasil, de acordo com o portal da Rede Nacional de Pessoas com Diabetes (RPND), cerca de 12 milhões de pessoas têm a doença,  responsável por 40% das mortes por doenças cardiovasculares.
Quando diagnosticada, a doença transforma por completo a vida destas pessoas, que precisam reaprender, principalmente, a se alimentar. O grande problema é que muitas pessoas descobrem o problema apenas quando passam por situações extremas, como amputação, principalmente do pé, coma ou problemas cardíacos.


“No começo não é fácil. Quando descobri que minha filha estava com diabetes foi difícil para toda a família. Ela passou, ainda quando criança, meses internada. Já são 10 anos como dependente de insulina”, explica Miriamar de Sousa, atual coordenadora da Associação Doces Amigos da Baixada Santista.


A instituição, com sede em Cubatão, atende famílias de toda a região, com objetivo de promover auxílio, educação em diabetes para seus portadores e familiares, preferencialmente crianças e adolescentes. “Realizamos trabalho de educação e conscientização, além de proporcionar um apoio jurídico aos diabéticos. Oferecemos também, uma vez por semana, atendimento com uma nutricionista que acompanha todos os casos”, explica.


No próprio site da associação (www.docesamigos.org.br), é possível receber orientação jurídica, realizada por um advogado especializado. “Todos, por lei, têm o direito de remédios para tratamento da doença”, ressalta. A lei 10.782, de 2001, garante aos cidadãos diabéticos os medicamentos e instrumentos de autocontrole necessários, que devem ser fornecidos, gratuitamente, pelo Poder Público, por meio do SUS.


Tipos de diabetes
No diabetes Tipo I, as células do pâncreas que normalmente produzem insulina, são destruídas, elevando o nível de glicose no sangue. A solução é injetar insulina subcutânea (embaixo da pele) para que possa ser absorvida pelo sangue. Não se sabe o que causa a destruição das células ou o porquê do diabetes aparecer em certas pessoas e em outras não.


No Tipo II, o fator hereditário tem uma importância bem maior do que no diabetes tipo 1. Neste caso também existe uma relação maior com a obesidade. De acordo com a SBD, estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos, com incidência maior após os 40 anos. De 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1, a doença se desenvolve, pois as células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea.


A SBD também classifica o pré-diabetes, termo utilizado para pessoas que possuem alto risco de desenvolver a doença.  É uma forma ou um estado intermediário entre a normalidade e o diabetes do tipo 2 no adulto. A identificação é por meio da dosagem da glicemia.


Como controlar?
Pessoas que tiverem sintomas devem procurar um endocrinologista para fazer exames e se detectado começar a realizar tratamento adequado.


O tratamento é realizado em conjunto com demais profissionais como um nutricionista. A alimentação é um dos pontos fundamentais no tratamento que prossegue pela vida inteira, cortando do cardápio, principalmente, o açúcar e bebidas alcoólicas.


Fazer exercícios regularmente também contribui com o controle dos níveis de açúcar no sangue.  Peso acima do esperado, segundo o portal da Associação Doces Amigos, pode piorar o diabetes e ocasionar enfermidades do coração e das artérias.


Em Santos, algumas lojas oferecem produtos próprios para pessoas com diabetes, como é o caso de estabelecimentos de produtos naturais, farmácias homeopáticas e lojas especializadas.


Serviço
Interessados podem entrar em contato com a Associação Doces Amigos pelo e-mail [email protected].


Data a ser lembrada
Liderado pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Diabetes acontece há mais de 15 anos em reação ao preocupante aumento do diabetes no mundo. A data possui um portal específico na internet pelo www. diamundialdodiabetes.org.br, com informações sobre movimentos que acontecem no dia, além de dicas e entrevistas.


Comemorado todos os anos no dia 14 de novembro, neste domingo, a data foi escolhida para homenagear o nascimento de Frederick Banting, mundialmente reconhecido como o descobridor da insulina em 1921.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.