Corrida contra o tempo | Boqnews

Vida +

19 DE NOVEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Corrida contra o tempo

Faltando um mês para o verão, começar  exercícios regulares e manter uma alimentação balanceada auxiliam na perda de peso ou na manutenção de um corpo tonificado. O universitário Antônio Diniz Filho, 25 anos, vive – como ele mesmo diz – em uma “constante luta contra a balança”. Há cerca de dois  anos, o estudante de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Faltando um mês para o verão, começar  exercícios regulares e manter uma alimentação balanceada auxiliam na perda de peso ou na manutenção de um corpo tonificado. O universitário Antônio Diniz Filho, 25 anos, vive – como ele mesmo diz – em uma “constante luta contra a balança”. Há cerca de dois  anos, o estudante de 1,73m pesava 83 quilos. Após este episódio, resolveu sozinho mudar alguns hábitos alimentares. “Cortei supérfluos como refrigerantes e doces em excesso”, revela.  Perdeu 7 quilos.

Verão

Mesmo estando dentro dos padrões IMC (Índice de Massa Corpórea), Filho realiza todo final de ano um plano para “secar algumas gordurinhas”, afirma. Mesmo sem acompanhamento profissional, o jovem começou há uma semana a fazer uma caminhada de aproximadamente 30 minutos, três vezes por semana, além de tentar manter uma alimentação mais saudável.

É o que enfatiza Juarez Câmara, professor de Educação Física, fisiologista e especialista em Prescrição de Exercício, Saúde na doença e no Envelhecimento. “Tempo é fundamental neste processo. Independentemente de perder peso, o importante é que o indivíduo ganhe em bem-estar, qualidade de vida, melhore a postura e a força”, aponta o professor.

Juarez lembra que a mudança de hábito é benéfica para o presente e para o futuro. “Uma pessoa que comece a formar estrutura física fazendo musculação com bons equipamentos e profissionais terá muitos benefícios à saúde, inclusive refletindo na Terceira Idade”. Manter uma atividade física evita perda em potencial de massa muscular na fase adulta.

Dietas Malucas

Para surtir maior efeito, juntamente com a malhação na área de preferência (musculação, caminhada, jump, pump, ginástica localizada) é interessante também realizar um acompanhamento com um profissional.
Segundo o nutricionista clínico e esportivo, Antônio Pedro Tavares, não adianta buscar em um mês o que não foi feito durante o ano todo, tomando atitudes radicais como realizar dietas malucas. “Isso gera graves riscos como deficiências nutricionais, perda de massa muscular ao invés de gordura, desequilíbrio nos lípides sanguíneos (HDL e LDL colesterol), glicemia e pressão arterial”, diz.

O nutricionista afirma que, para uma pessoa que inicie a malhação agora é possível em um mês perder cerca de quatro quilos, sem levar o paciente a riscos. “Porém, fatores como dieta equilibrada, atividade física e sono adequado auxiliam no processo”.

Corrida

Para quem gosta de movimento, a corrida é um ótimo aliado para entrar em forma, além de ser uma atividade física que pode ser realizada ao ar livre. “Em programas de emagrecimento, a corrida – assim como toda atividade física – acelera o metabolismo, ou seja, a pessoa continua perdendo gordura em um ritmo maior do que o normal, mesmo horas após o término da atividade, e colabora para um balanço calórico negativo, gastando mais calorias do que se ingere”, conta o nutricionista.

Para começar a fazer exercícios, é necessário consultar um médico antes para que ele indique exames e veja se a pessoa está apta a começar a praticar exercícios físicos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.