Cromoterapia: Como as cores ajudam no seu dia a dia | Boqnews
Foto:Divulgação

Vida +

06 DE JULHO DE 2022

Cromoterapia: Como as cores ajudam no seu dia a dia

Saiba o significado de cada cor e como ela pode te beneficiar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Que as cores influenciam a nossa vida, não há dúvidas. Mas você sabia que  as cores também podem ser utilizadas como forma de terapia natural?  A cromoterapia, por exemplo,  tem sido uma terapia complementar muito eficaz,  conhecida como terapia das cores,  ela busca  equilibrar o ser humano e promover uma melhora em sua saúde através de ondas emitidas pelas cores: amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja.

“A cromoterapia  é uma das muitas terapias holísticas que existem. Por meio da vibração das cores é possível cuidar de vários problemas de saúde física e psicológica. Sem falar que é possível alinhar os chacras” pontua a espiritualista da Plataforma iQuilíbrio e especialista em terapia holística, Juliana Viveiros.

A especialista ainda explica que a utilização das cores ultrapassa as aplicações em tratamentos físicos e mudanças de comportamento. A cromoterapia também vale para a harmonia da casa, do ambiente de trabalho e da vida das pessoas como um todo.  Sem deixar de lado até mesmo a alimentação, um prato colorido, decorado e alegre faz diferença.

Como funciona?

A cromoterapia tem aplicações diversas,  desde  banhos de luz em câmaras especiais,  cores do ambiente, alimentos  e até as cores das suas roupas.

A terapia consiste nas sete cores  do arco-íris: vermelho, amarelo, azul, laranja, índigo, verde e violeta. E seus benefícios são:  alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica;  Diminuição do cansaço físico;  Auxílio no tratamento de dores de cabeça;  e Estimulação do Sistema Nervoso Central.

Viveiros explica o que cada cor significa e como elas podem te ajudar. Confira

O significado do uso terapêutico das cores

Vermelho 

Na cromoterapia, vermelho dá energia e vitalidade, libera adrenalina, ameniza dores reumáticas. É indicado para anemias, impotência sexual, frigidez, depressão, melancolia e dores musculares;

Laranja 

Combate a fadiga e estimula o sistema respiratório, aumentam o otimismo e a criatividade e atuam de forma eficiente nos casos de bronquite e cisto no ovário.

Amarelo 

Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração óssea e é recomendado nos tratamentos de manias, ideias fixas, preocupação excessiva, fixação em ganhos e lucros, úlcera gástrica, diarréias, colites e falta de confiança no futuro.  Além disso, essa cor estimula alegria e criatividade.

Verde 

Favorece o equilíbrio hormonal e alivia a insônia. Estimula órgãos digestivos e tem ação anti-infecciosa. Tem bom resultado quando usada no tratamento de depressão crônica, complexo de inferioridade, psicose maníaco depressiva, auto estima diminuída e falta de memória.

Azul 

É calmante e analgésico, indicado para os casos de estresse, convalescença, pressão alta, obesidade convalescença e pressão alta. Pode ser aplicada para casos de irritabilidade, insegurança, insônia e ansiedade.

Índigo 

Tem ação coagulante e anestésica. É usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral, além das doenças nos olhos como glaucoma e catarata, Ajuda a combater a insônia.

Violeta 

Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. Além disso, é eficiente na carência afetiva, remorso e sentimento de culpa.

“O ideal é que você procure um cromoterapeuta, que após fazer uma avaliação, indicará as cores mais adequadas para auxiliar no seu processo de cura. Mas lembre-se sempre que a cromoterapia deve ser usada com uma terapia complementar e não deve substituir um tratamento indicado pelo seu médico ” conclui Viveiros.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.