Amamentação

Cubatão recebe 1º Mamaço em comemoração ao Outubro Rosa

Programação terá roda de conversa e oficina de automassagem com especialistas em aleitamento materno

04 de outubro de 2016 - 16:37

Da Redação

Compartilhe

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Cubatão não ficará de fora e está engajada em refletir o tema. Tanto que receberá, neste domingo (9), das 15 às 17 horas, no Parque Anilinas, o primeiro Mamaço Rosa da cidade. A iniciativa é da Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos.

Com entrada franca e aberto ao público, o Mamaço terá roda de conversa com Marina Pimenta, doula e militante em redes e grupos em prol da amamentação em livre demanda e desmame natural. Ela abordará como a amamentação contribui para a prevenção do câncer de mama. O bate-papo terá duração de cerca de 40 minutos.

Em seguida, acontece oficina de automassagem para alívio de tensões musculares causadas pela amamentação, ministrada pela fisioterapeuta Susan Kinequita. Especializada em saúde da mulher, a profissional ensinará para as lactantes técnicas de automassagem e alongamento simples, que contribuirão para aliviar as tensões musculares advindas das posições de amamentação, peso do bebê e movimentos repetitivos.

“A proposta surgiu para contribuir com as discussões do Outubro Rosa. A prevenção do câncer de mama deve ser debatida em todos os espaços e um projeto de amamentação não poderia fazer diferente. Isso porque a amamentação é um dos fatores que contribui para prevenção da doença”, explicaDuda Matias Brito, responsável pelo encontro, estudante de jornalismo e doula.

O evento é aberto a qualquer mulher que se interesse pelo tema, mas as conversas e técnicas serão direcionadas para gestantes e lactantes.

Serviço: 1º Mamaço Rosa de Cubatão
Quando: Domingo (9) ♦ das 15h às 17h
Onde: Parque Anilinas ♦ Av. Nove de Abril, 2275, Centro de Cubatão
Entrada:  Gratuito

Sobre a incubadora:

A Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos, patrocinada pela Petrobras, é uma continuidade do projeto Vara Para Pescar – Escola de Produtores Culturais, também patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Integração Comunidade, que visa a sustentabilidade dos resultados conquistados naquele projeto.

Consiste em uma série de atividades que consolidarão os resultados obtidos pelos alunos da Escola de Produtores Culturais (projeto patrocinado pelo IPC), durante os dois anos de formação (maio de 2013 a abril de 2015).

Em seus dois primeiros anos de atuação, oito projetos foram incubados. Cada um deles conta com apoio da instituição e seus profissionais nas seguintes áreas: assessoria de imprensa, supervisão do projeto, consultoria especializada em gestão, uso das salas de aula da incubadora, equipamentos de audiovisual para registro das atividades, laboratório de informática e biblioteca.

 

LEIA TAMBÉM: