Alerta

Cuidado: fantasias de carnaval podem causar lesões graves

Especialista aconselha que a escolha da fantasia é garantia de que a festa será plenamente agradável

01 de fevereiro de 2016 - 15:13

Da Redação

Compartilhe

carnaval - máscara, confete, serpentina

O carnaval é uma das festas mais esperadas pela população. E muita gente aproveita cada minuto para pular, dançar e se divertir bastante. Mas os excessos podem trazer problemas. Um dos principais cuidados é com o consumo exagerado de bebida alcoólica – que muitas vezes é misturada ao energético. Outros “perigos” são os alimentos com sódio, a desidratação e privação do sono.

Além disso, Os foliões devem ficar atentos com longas jornadas de caminhadas nos desfiles dos blocos e escolas de samba. O agravante são as fantasias pesadas, que podem causar graves lesões, alerta Cássia Santos, fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

“Depois dos desfiles, é comum ouvir as pessoas se queixando de dores causadas por fantasias pesadas e longas horas de folia, que deixam lesões no corpo. O estiramento e distensão muscular, tendinite, bursite, luxações e lombalgia são exemplos dos traumas mais comuns. E em alguns casos, precisam de tratamentos específicos”, explica a fisioterapeuta.

A especialista aconselha que a escolha da fantasia é garantia de que a festa será plenamente agradável. “A fantasia precisa ser leve e confortável”.

 

LEIA TAMBÉM: