Cuidado Necessário | Boqnews

Vida +

14 DE JANEIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Cuidado Necessário

Dia de sol na praia favorece a ingestão de líquidos além do consumo de pratos e porções comuns neste local como peixes e queijos.  Com uma diversidade de produtos disponíveis na praia, sendo possível encontrar até comida japonesa, a dica é que o consumidor fique atento para saber se o alimento ou o comércio são […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dia de sol na praia favorece a ingestão de líquidos além do consumo de pratos e porções comuns neste local como peixes e queijos.  Com uma diversidade de produtos disponíveis na praia, sendo possível encontrar até comida japonesa, a dica é que o consumidor fique atento para saber se o alimento ou o comércio são legalizados e não oferecem nenhum risco a saúde.

Dicas
Ao comprar um alimento é importante verificar anteriormente a higiene do local. Este fator é decisivo para impedir vômitos, diarréias e distúrbios intestinais, que comprometem a saúde e as férias de verão. Segundo o Procon, a procedência do alimento, o aroma e a embalagem devem ser checados na hora da compra. Todos os produtos de origem animal contam com carimbo do Ministério da Agricultura ou secretaria estadual. Já palmitos em conserva, água em garrafa e adoçantes, por exemplo, devem ter registro no Ministério da Saúde.

Todos os alimentos industrializados regularmente devem ter indicações de nome, marca, endereço do fabricante, ingredientes, modo de conservação, prazo de validade. Se houver problemas na embalagem, não devem ser comprados. A água é foco de contaminações. Qualquer alteração deve ser comunicada à Vigilância Sanitária.

Como proceder
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Santos, moradores e turistas, ao escolherem um local para fazer as refeições, devem observar a existência de alvará de funcionamento, atestado de saúde, certificado de desinsetização e desratização do estabelecimento, além da cadastro da Sevisa e do Curso de Manipulação de Alimentos. Os uniformes dos funcionários, assim como o asseio pessoal e a limpeza geral do local também são itens a serem observados.

Atendimento
Para evitar a diarréia é necessário beber muita água, de origem confiável, lavar bem as mãos e utensílios de cozinha, assim como a correta lavagem dos alimentos, utilizar roupas confortáveis e manter uma alimentação saudável. Os prontos-socorros de Santos atendem diariamente.
O PS Central fica à Av. Cláudio Luiz da Costa, 280,telefone 3228-1880; o da Zona da Orla, Pça. Visconde de Ouro Preto, s/n, tel. 3273-1015; e da Zona Noroeste, Rua Agamenon Magalhães, s/n,tel. 3209-8000.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.