Cuidados Fio a Fio | Boqnews

Vida +

18 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Cuidados Fio a Fio

Manter o fio sedoso, bem aparado e saudável é a luta de todas as mulheres. Sejam cabelos curtos ou compridos, todos eles devem passar por uma série de tratamentos para manter um aspecto saudável. Nesta época do ano, o risco de enfraquecer o cabelo é maior devido à maior exposição ao sol. De acordo com […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Manter o fio sedoso, bem aparado e saudável é a luta de todas as mulheres. Sejam cabelos curtos ou compridos, todos eles devem passar por uma série de tratamentos para manter um aspecto saudável. Nesta época do ano, o risco de enfraquecer o cabelo é maior devido à maior exposição ao sol.

De acordo com Federico Kladt, gerente de Sustentabilidade e Inovação da Natura, um dos primeiros cuidados com o cabelo é o corte das pontas periodicamente para evitar as pontas duplas. “As pontas duplas são um reflexo de um cabelo enfraquecido, poroso, fato que normalmente é causado pelo uso excessivo de químicas como coloração, alisamentos, chapinhas, exposição ao sol dentre outros danos. Existem vários produtos cosméticos que conseguem maquiar, disfarçar as pontas duplas, mas estes produtos não resolvem o problema”, afirma.

O ideal, segundo ele, é não deixar os cabelos chegarem ao estado de quebradiços, tratando-os preventivamente com o uso de máscaras de hidratação, cremes para pentear, protetores térmicos, além de não abusar dos tratamentos químicos, seguindo o intervalo entre uma química e outra recomendada pelos cabeleireiros.

Tinturas
Em relação a tinturas, os cuidados devem ser maiores. Após tingir o cabelo é necessário esperar algumas horas antes de entrar no mar ou piscina. “Normalmente este período é 24 ou 48 horas sem lavar. Após isso, sem problemas”, conta Federico. Porém o especialista alerta que tanto o cloro da piscina, como a poluição da água do mar danificam os cabelos.

A recomendação é, ao sair da piscina, enxaguar os cabelos abundantemente com água doce. Isto vale toda vez que entrar e sair da água. Utilizar um creme protetor UV quando os cabelos ficarem expostos ao sol, além de um boné ou chapéu que não aperte muito os cabelos. Ao chegar em casa, a dica é lavar os cabelos normalmente, utilizando uma vez só o shampoo e massageando levemente o cabelo com a ponta dos dedos, além do condicionador ou, se necessário, uma máscara revitalizadora.

Verão
O atrito da areia e do vento, em conjunto com os raios UV são os grandes vilões dos fios. “O cabelo fica poroso, áspero e sem brilho. As cutículas ficam descamadas e os raios UV contribuem na evaporação das proteínas e lipídios dos cabelos” afirma o profissional.

De maneira indireta, a água salgada do mar também interfere na saúde dos fios. Ao secar, o sal acumulado nos cabelos acaba se cristalizando e causando o mesmo tipo de dano provocado pela areia. “O ideal é sempre tomar um banho de água doce após entrar na piscina ou no mar”, recomenda Federico.

O fortalecimento dos fios é o principal aliado das mulheres contra os danos provocados pelo sol, vento, cloro e a água do mar. No mercado existem vários produtos que protegem os cabelos antes da exposição direta ao sol. Cuidados simples como evitar o secador, não prender os cabelos ainda molhados e usar chapéus ou bonés também ajudam a aproveitar a estação.

Um dos produtos que auxiliam para manter a aparência de fios mais iluminados e disciplinados é o finalizador. Tendo em sua fórmula substâncias como silicone e proteínas eles auxiliam no tratamento e são de fácil acesso e carregamento. “ Os produtos como sérum e ativador de luminosidade promovem o brilho dos cabelos”, explica Marília Peixoto, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sther Cosméticos.

O uso do sérum, por exemplo, ajuda a fechar as cutículas, abaixar o frizz e a modelar o cabelo. Entre os principais ativos da fórmula, está o filtro solar.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.