Cuidados necessários | Boqnews

Vida +

31 DE OUTUBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Cuidados necessários

Muito comum em crianças, a caxumba é uma doença infecto contagiosa transmitida por via aérea (tosse e espirro) e pelo contato próximo. “Ela é comum durante o frio e a primavera e tem distribuição geográfica mundial”, diz o infectologista Ricardo Leite Hayden.“O vírus é atraído pelas glândulas do organismo e atinge o sistema central. As […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Muito comum em crianças, a caxumba é uma doença infecto contagiosa transmitida por via aérea (tosse e espirro) e pelo contato próximo. “Ela é comum durante o frio e a primavera e tem distribuição geográfica mundial”, diz o infectologista Ricardo Leite Hayden.

“O vírus é atraído pelas glândulas do organismo e atinge o sistema central. As glândulas parótidas, que atuam na face, são as mais atingidas, por isso há o inchaço que pode acontecer nos dois lados do rosto. “Como a pele dessa região é mole, ela incha com mais facilidade”, diz Hayden.




“Quando atinge o sistema nervoso central, a caxumba pode desencandear uma meningite viral. Nesse caso, os principais sintomas são dores de cabeça, enjôo e vômito. “É muito comum casos de crianças com caxumba que desenvolvem meningite”, alerta o infectologista.

Transmissão
Como a transmissão é por via oral, ou seja, por tosse e espirro, é bom evitar o contato próximo com pessoas que estejam com a doença. “A pessoa com caxumba começa a transmitir a doença 4 ou 5 dias antes de aparecer os sintomas e 4 ou 5 dias após o inchaço no rosto”, alerta.

Adultos
Nos casos mais graves em adultos, a caxumba pode atingir o pâncreas, testículos e ovários.
Caso atinja o pâncreas, os principais sintomas são dores abdominais e vômito. Nos homens, o vírus pode causar necrose nas estruturas dos testículos comprometendo sua função, que é produzir espermatozóides.

“A infertilidade só acontece se o comprometimento for bilateral, ou seja, nos dois testículos”, explica o infectologista.  Nesse caso, os principais sintomas são inflamação, dores e inchaço.“Nas mulheres, o vírus pode atingir os ovários e causar necrose, comprometendo o órgão e causando esterilidade”. Caso atinja os ovários, o principal sintoma é a forte dor abdominal.

“A grande maioria dos casos de caxumba em adultos são benignos. Menos de 20% tornam-se graves”, tranquiliza Hayden.“O médico explica que não há como evitar que a caxumba tome proporções mais graves. “ O vírus evolui de acordo com a capacidade de reação do organismo. Existem pessoas que reagem melhor, outras não”.

Tratamento

Não há um tratamento específico para a caxumba. O repouso absoluto e medicamentos à base de analgésico e antitérmicos são indicados apenas para amenizar os sintomas.

“A única forma de prevenção é a vacina, que faz parte do calendário nacional. Ela protege de  93 a 98% das pessoas que tomam a dose.  A vacina só é eficiente se produz anticorpos suficientes”, explica. “É possível fazer um exame de sangue para constatar se o organismo tem ou não anticorpos contra a caxumba. Caso não haja, pode-se tomar a vacina novamente”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.