Curso de Capacitação de Doula está com inscrições abertas | Boqnews

Saúde

27 DE OUTUBRO DE 2015

Curso de Capacitação de Doula está com inscrições abertas

Aulas acontecem de 30 a 2 de novembro

Por: Nara Assunção

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

doulaUma nova maneira de ver a maneira de nascer, de partejar, de receber uma família que se forma! Com este conceito, acontece – de 30 de outubro a 2 de novembro – o Curso de Capacitação de Doulas da Baixada Santista, realizado por Adriana Vieira, da Namaskar Yoga, e Sandra Abreu, do Anjos do Leite.

A palavra doula tem origem grega e significa nada mais que “mulher que serve”. O trabalho é de suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Ao longo deste ano, a atividade – que ainda não é regulamentada no país – ganhou destaque e surgiu então a necessidade de capacitar as mulheres que já atuam na área da saúde ou não e que querem começar a doular.

As vagas para o curso são poucas e as inscrições já terminam nesta quarta-feira (28). De outra área, a jornalista e recentemente mãe Beatriz Borges – que optou por um parto humanizado e teve como doula Adriana Vieira –  se inscreveu para se capacitar. “Vou fazer o curso porque, sem querer, acabei doulando uma amiga (e adorei). Ela estava tentando entrar em trabalho de parto por pressão do médico, que queria fazer uma cesárea porque ela “já” estava com 39 semanas. Graças às dicas que aprendi da minha doula, Adriana Vieira, pude ajudá-la a fazer exercícios de yoga para acelerar o processo”, conta.

“Para o meu parto a doula foi importante porque me ajudou a lembrar de respirar, ficar calma, e no pós parto também, para começar a amamentar o Pedro. Depois orientei essa amiga sobre amamentação, algo que também tive dificuldade no começo. Ela, como tantas outras mulheres, foi desistimulada pelos profissionais de saúde e foi forçada a dar fórmula para o bebê, porque diziam que ela “não tinha leite suficiente”. A experiência com ela foi bem positiva e por isso decidi fazer o curso, para aprender mais sobre doulagem e abrir novas possibilidades de trabalho no futuro”, acrescenta Beatriz.

Equipe
O curso é ministrado por uma equipe de seis profissionais mulheres, com conhecimentos diferentes para compartilhar: a doula Adriana Vieira; a enfermeira obstetra e consultora em amamentação Sandra Abreu, do Anjos do Leite; a enfermeira neonatal Graziella Barbosa; a fisioterapeuta e acupunturista  Juliana Fernandes; a jornalista Vera Leon, que falará sobre o sagrado feminino;  e a doula Caroline Crespo, que vai falar sobre o pós parto.

Serviço
Curso de Capacitação de Doulas da Baixada Santista
Uma nova maneira de ver a maneira de nascer, de partejar, de receber uma família que se forma!
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro, das 9 às 18h30
Onde: Namaskar, à Avenida Siqueira Campos, 429 (canal 4)
Informações: [email protected]
Cada participante recebe apostila e certificado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.