Cutucar o ouvido com objetos pode render problemas auditivos | Boqnews

Vida +

09 DE MARÇO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Cutucar o ouvido com objetos pode render problemas auditivos

Cotonete, tampa de caneta, grampos entre outros objetos acabam sendo usados para aliviar aquela coceirinha desconfortável no ouvido ou simplesmente para limpá-lo, mas o otorrinolaringologista Raimundo Fazio alega que todas essas técnicas fazem mal à saúde.  “O cerume é uma secreção que existe na pele do canal auditivo. Ela serve, de forma protetora, para isolar […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Cotonete, tampa de caneta, grampos entre outros objetos acabam sendo usados para aliviar aquela coceirinha desconfortável no ouvido ou simplesmente para limpá-lo, mas o otorrinolaringologista Raimundo Fazio alega que todas essas técnicas fazem mal à saúde. 
“O cerume é uma secreção que existe na pele do canal auditivo. Ela serve, de forma protetora, para isolar esta pele da umidade e de outros agentes”, destaca. Fazio ainda ressalta que conforme a cera chega próximo ao canal auditivo vira pó. “Por essa razão, não é necessário fazer qualquer tipo de limpeza”. 
Passar o cotonete sem cautela pode render diversas consequências que muitas vezes só conseguem ser revertidas com a ajuda de um profissional. “A pessoa pode tirar o excesso na concha da orelha (parte externa). Colocar o cotonete dentro do ouvido pode empurrar o cerume de volta e até furar o tímpano”, explica o médico. “Por ser uma membrana muito fina, fura com facilidade”, ressalta. Fazio indica que o indivíduo, após o banho, passe papel na concha da orelha para limpá-la. 
Em alguns casos, quando há a sensação de que o ouvido fechou, está abafado, dolorido ou com secreção por causa do acúmulo de cerume, é essencial procurar um otorrinolaringologista para que ele possa fazer uma limpeza e aconselhar melhor o paciente. 
Segundo o otorrino, indivíduos que têm um determinado tipo de pele que facilita na descamação do canal auditovo — como as pessoas que sofrem de psoríase e/ou dermatite — tem de fazer periodicamente uma limpeza auditiva com um profissional.  
Verão
Nesta época do ano, a incidência de problemas auditivos é muito maior. “A frequência de banho de mar e principalmente de piscina influenciam em inflamações no ouvido”, explica. “A piscina tem muitas substâncias, que por sinal são muito fortes”.
As pessoas que não sofrem de alguma sensibilidade ou problema no ouvido para se livrarem da água que está no ouvido, o médico indica pingar álcool nos dois ouvidos. “Se pingar apenas em um, a pessoa terá tontura”, diz.  
Brinco
Não só com o ouvido, mas o cuidado também deve ser tomado com a orelha, seus nervos e cartilagem. “É um erro colocar brincos na cartilagem. O lóbulo  é o local mais indicado da orelha a ser furado”, enfatiza Raimundo Fazio.   
Há possibilidades de acontecer uma inflamação nesta área que muitas das vezes indica uma manifestação alérgica ou apenas a má higienização. “No caso das alergias, o indivíduo deve ficar sem o brinco para que a situação não piore”, finaliza o médico. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.