Desidratação pode prejudicar o sistema cardiovascular | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

15 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Desidratação pode prejudicar o sistema cardiovascular

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente no verão

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em relação à composição química, o pH da água precisa estar próximo a 07, ou seja, deve ser neutro, o que representa um importante indicador de qualidade

No verão, época de férias e Carnaval, as pessoas costumam intensificar a prática de exercícios e atividades esportivas recreativas.

Para garantir a diversão e conseguir bons resultados sem riscos para a saúde é preciso hidratar-se bebendo muita água, adverte Cibele Gonsalves, nutricionista e diretora científica do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

“A água desempenha uma função de regular a temperatura corporal e durante a prática da atividade física, suamos muito e com o suor, além da água, ocorrem perdas significativas de minerais (sódio, potássio) que são fundamentais para a regulação das funções orgânicas do corpo. Por este motivo, uma hidratação adequada é importante para que a atividade física seja sinônimo de saúde e não de doença”.

Segundo a nutricionista, o quanto perdemos de suor varia muito, dependendo da intensidade e duração do exercício, as consequências da desidratação podem ser muito graves, trazendo prejuízos para o sistema cardiovascular. Alguns exemplos de alterações são: aumento da frequência do pulso e da respiração e dificuldades na circulação, ocasionando formigamentos. Vale ressaltar que a desidratação promove o aumento do ritmo cardíaco devido a diminuição do volume sanguíneo e se a desidratação for de 10%, a pessoa pode ter tonturas, dificuldades de concentração e espasmos musculares.

Para evitar a desidratação, é fundamental consumir 500ml de água, 2h antes de praticar exercícios, orienta a especialista. “Para os exercícios com duração de 1h é importante que durante a prática (se possível a cada 20 minutos), a pessoa tome um copo de água (cerca de 150ml a 350ml) e após o exercício realize uma refeição rica em carboidrato para repor o glicogênio que foi gasto durante o exercício além de se hidratar”.

Ela ainda orienta que o consumo de isotônico não deve ser feito sem recomendação de um profissional qualificado, visto que não são todas as modalidades esportivas que necessitam que uma reposição hidroeletrolítica mais intensa. São indicados para corridas de longa distância e maratonas. O consumo excessivo de isotônicos pode causar hiper-hidratação, ocasionando dores de cabeça, náuseas e vômitos.

De forma geral, manter uma alimentação equilibrada e ter atenção para uma hidratação adequada é importante para um bom rendimento nas atividades físicas e a garantia de uma qualidade de vida associada a prática do exercício físico.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.