Saúde

Dia D de vacinação contra gripe acontecerá neste sábado (12)

As vacinações do Dia D começam amanhã, e devem ser vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Além de trabalhadores da saúde, professores das redes públicas e privada.

11 de maio de 2018 - 10:25

Paula Laboissière

Agência Brasil

Compartilhe

Neste sábado (12), Dia D contra a Influenza (gripe), a Prefeitura irá manter 18 postos de vacinação nas cinco regiões da Cidade, sendo 17 deles fixos em policlínicas e uma unidade móvel na Praça das Bandeiras (Gonzaga). O atendimento será das 9h às 16h e mobilizará 250 profissionais de saúde.

A campanha teve início no último dia 23 e prossegue até 1º de junho. Em Santos, já foram vacinadas 41.571 pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é voltada para maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde (serviços públicos e particulares), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, doentes crônicos e outras condições especiais (como hipertensos e diabéticos).

Também para povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (Fundação Casa – 12 a 21 anos), presos e funcionários do sistema prisional. Já pessoas alérgicas a ovo e crianças menores de 6 meses de idade têm contraindicação e não podem tomar a vacina, que protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B (Yamagata).

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças), além de crachá ou documento de identificação profissional (professores e trabalhadores da saúde e do sistema prisional) e declaração ou receita médica dos últimos três meses para comprovar a doença crônica ou condição especial. Se tiver, também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS.

 

Febre amarela – A vacinação contra a febre amarela, que ainda continua na rede municipal de saúde de Santos enquanto durarem os estoques, também pode ser feita em conjunto com a da Influenza (gripe). Desde 1° de janeiro, mais de 151 mil pessoas se vacinaram no Município contra a febre amarela.

“Quem for se vacinar neste Dia D contra a Influenza e ainda não está protegido contra a febre amarela, pode tomar as duas doses de uma vez. Isto porque a da gripe é feita de vírus inativo (morto) e a da febre amarela de vírus atenuado (vivo)”, explica a chefe da Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras.

 

 

Postos Dia D (12 de maio – sábado), das 9h às 16h

 

Móvel

Praça das Bandeiras (Gonzaga)

 

Fixos (policlínicas)

Aparecida – Av. Pedro Lessa, 1.728

Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607

Embaré – Praça Coronel Fernando Prestes s/nº

Gonzaga – Rua Assis Correia, 17

José Menino / Pompeia – Avenida Floriano Peixoto, 201

Ponta da Praia – Praça 1º de Maio s/nº

Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 514, Encruzilhada

Vila Mathias- Rua Xavier Pinheiro, 284, Vila Mathias

Caruara – Rua Andrade Soares s/nº

Monte Cabrão – Rua Principal s/n°

Alemoa e Chico de Paula – Praça Guilherme Délius s/nº, Alemoa

Bom Retiro- Rua João Fraccaroli s/nº

Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº

São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351, São Jorge

Marapé – Rua São Judas Tadeu, 115

Morro da Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº

Morro São Bento – Rua das Pedras s/nº

LEIA TAMBÉM: