vida

Dia Internacional da Mulher terá campanha para detecção precoce de osteoporose

A Prefeitura de São Vicente, juntamente com a Secretaria de Saúde (Sesau), promove a Campanha para Detecção Precoce da Osteoporose.…

24 de fevereiro de 2010 - 14:50

Da Redação

Compartilhe

A Prefeitura de São Vicente, juntamente com a Secretaria de Saúde (Sesau), promove a Campanha para Detecção Precoce da Osteoporose. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, período de 8 a 12 de março, mulheres com 50 anos ou mais podem agendar seus exames no Centro Médico Martim Afonso (Avenida Marechal Cândido Rondon, esquina com a Rua Mascarenhas de Moraes – Vila Margarida).


Apesar da campanha só começar dia 8 de março, os exames já podem ser agendados a partir desta terça-feira (23/02), independentemente de eventuais queixas ou de pedido médico. Cerca de 60 a 70 exames diários poderão ser realizados na unidade de saúde, das 9 às 17 horas. Serão feitos exames de ultrassom de calcâneo, que diagnosticará a doença. A empresa farmacêutica Eli Lilly do Brasil Ltda. disponibilizará uma máquina semelhante a uma bota, técnica especializada para a realização do exame, que é indolor.


O que é


A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens.


É preciso ficar atento, pois a doença progride lenta e silenciosamente, não apresentando sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, acompanhada de fortes dores no corpo. Se não forem feitos exames preventivos, a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior.


Estima-se que, mundialmente, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima dos 50 anos apresentam a doença. Mulheres, fumantes, consumidores de álcool ou café em excesso, diabéticos e aqueles que praticam atividade física inadequadamente (em excesso ou ausência) são os que apresentam maior risco de adquirir a osteoporose.


Prevenção


Uma das formas de prevenção é a reposição hormonal de estrógeno nas mulheres, durante e após a menopausa, época em que esse hormônio para de ser produzido no corpo feminino. Fazer exercícios físicos regularmente, seguir uma dieta com alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) e verduras também ajudam na prevenção. Tomar sol é outro ponto importante pois ajuda na reposição da vitamina D.

LEIA TAMBÉM: