Santos receberá Diálogos da Cultura Oceânica, da Unesco, em outubro | Boqnews

Meio ambiente

29 DE JUNHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos receberá Diálogos da Cultura Oceânica, da Unesco, em outubro

A iniciativa contará com a presença de comunicadores, artistas, cientistas, lideranças globais, empresas, governos e toda a sociedade civil

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos, no litoral paulista, receberá  o evento Diálogos da Cultura Oceânica entre os dias 10 a 15 de outubro.

O anúncio foi feito hoje pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)  em Lisboa (Portugal).

A escolha ocorreu durante a Conferência dos Oceanos da ONU, que reúne cerca de 150 delegados de 120 países, ocasião em que se realizou também a primeira edição do Diálogos da Cultura Oceânica.

O objetivo da iniciativa é promover a troca de conhecimentos sobre a conexão de cada indivíduo e setor da sociedade com o oceano e o desenvolvimento sustentável.

Evento internacional ocorreu em Lisboa. Foto: Divulgação

Oportunidade

A partir de agora, segundo Francesca Santoro, coordenadora do programa de Cultura Oceânica, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da UNESCO, a iniciativa ocorrerá em diferentes países, a começar pelo Brasil.

Ao longo de seis dias, o evento, que reunirá representantes de mais de 25 países, contará com ações em diversos pontos da cidade, visando celebrar, sensibilizar, engajar, debater, vivenciar e comunicar a Cultura Oceânica com públicos diversos.

De acordo com o professor Ronaldo Cristofoletti, do Campus Baixada Santista, da Unifesp, e coordenador do evento no Brasil, “essa é uma oportunidade única para que todos os setores da sociedade se integrem nessa relação com o oceano”.

Segundo ele, a iniciativa contará com a presença de comunicadores, artistas, cientistas, lideranças globais, empresas, governos e toda a sociedade civil para juntos, “construir o oceano que queremos”.

Reconhecimento

Para o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, que está em Lisboa representando a Cidade na Conferência dos Oceanos da ONU, a escolha é um reconhecimento.

“São anos de trabalho construindo uma política pública de participação e respeito ao ambiente marinho. A escolha de Santos reconhece esses esforços e nos dá ainda mais forças para avançar e consolidar a cidade como referência no tema”.

O secretário apresentou as ações da cidade no painel ‘O que a alfabetização do oceano significa para você?’, realizado  no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa.

Escolha

Santos foi escolhida por ser uma cidade pioneira na cultura oceânica, contando com o Observatório da interface entre ciência e políticas públicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, segundo Santoro, o convite também se deve à Lei da Cultura Oceânica, que inseriu a temática no currículo das escolas públicas de Santos.

A iniciativa foi reconhecida pela UNESCO como a primeira lei mundial na temática, inspirando outras cidades e estados brasileiros e do mundo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.