Dicas na hora de levar crianças para fazer exame de sangue | Boqnews
22 de setembro de 2015

Dicas na hora de levar crianças para fazer exame de sangue

exame-luzChoro, gritaria e nervosismo. Essa é uma situação comum para os pais quando precisam levar seus filhos pequenos para fazer exame de sangue – e eles acabam sofrendo mais que os pequenos. Além do medo da agulha, as crianças também não costumam simpatizar com o ambiente dos hospitais e laboratórios. Por isso, a Dra. Audrey Zeinad, hematologista que integra o corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, traz algumas dicas para tornar este momento menos desagradável.  

·         Converse com seu filho: Mesmo as crianças menores tendem a ficar mais calmas quando os pais conversam e explicam a situação. “É importante que os pais deixem claro que isso é para o bem da saúde e que irá passar rápido. Dar broncas na criança por sentir medo pode, em alguns casos, deixá-la mais agitada e até traumatizá-la”, afirma a médica.

·         Não se irrite com o choro: É normal que as crianças chorem durante esse tipo de procedimento, e o melhor a fazer é não puni-la por isso, ainda mais quando a criança é pequena. Chorar é a única forma de expressar esse sentimento.

·         Abuse da criatividade: Muitas crianças ficam motivadas se forem estimuladas com artefatos lúdicos, como um “diploma de coragem”, ou até um bilhetinho carinhoso que o parabeniza pela atitude. Esse tipo de atitude também evita que os pequenos fiquem com algum trauma depois, já que irão guardar bons momentos da situação.

·         Não demonstre medo: É comum que os próprios pais sintam desconforto ao fazer exames de sangue. Mas é importante lembrar que o exemplo é tão – ou até mais – importante que palavras. Por isso, descomplique e evite falar sobre seus medos.

·         Não crie dependência: Algumas crianças maiores lidam bem com a situação e às vezes até pedem para fazer o exame sem os pais. Nestes casos, é importante respeitar a vontade dos pequenos.

·         Sempre que possível, busque recursos tecnológicos: Já existem dispositivos que permitem a visualização dos vasos, facilitando a coleta de sangue sobretudo em crianças, idosos, pacientes em tratamento quimioterápico e obesos, cujas veias são  mais difíceis de localizar. Se estiver ao seu alcance, procure um local de sua confiança que conte com esta possibilidade.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.