Doadores são homenageados no Banco de Sangue de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

23 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Doadores são homenageados no Banco de Sangue de Santos

A data da comemoração é na próxima sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No Dia Nacional do Doador de Sangue, doadores são homenageados no Banco de Sangue de Santos

Comemorado em todo o país e também no GSH Banco de Sangue de Santos na próxima sexta-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, além de homenagear os heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras.

Dessa forma, o sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para milhares de pacientes internados, que seguem em tratamentos.

Além disso, para celebrar a data, o GSH Banco de Sangue de Santos lançou a nova edição da campanha “Novembro Vem Doar”, apresentando o mote “Um sentimento que nos une”.

Contudo, o objetivo desse ano vai além de sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue.

Outro fator também é uma forma de homenagear os doadores que estão sempre se disponibilizando generosamente em favor do próximo.

Sendo assim, até 26 de novembro, os doadores são convidados a participar deste mês de homenagem ajudando o próximo.

Portanto, durante o período de vigência, receberão um mimo alusivo à campanha.

O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988, promulgado pelo presidente Castello Branco.

 

Importância da doação

No entanto, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8 dos brasileiros doam sangue regularmente.

Já, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário que pode salvar até 4 vidas.

A data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações, já que há uma queda acentuada no número de doadores com as festas de fim de ano, férias e feriados prolongados.

Dessa forma, isso reflete imediatamente nos atendimentos, pois existem componentes sanguíneos que duram apenas cinco dias, como é o caso das plaquetas.

Portanto, um exemplo é o contador Edmilson Simões Machado que é doador há 30 anos e teve como inspiração um tio que também era doador, hoje já falecido. “Sua esposa, a tia Iraci, teve leucemia e, naquela época, década de 70, ele precisou pagar pelo sangue para ela. Isso me mostrou a importância de doar. O sangue humano é insubstituível. A doação é um processo simples, rápido e seguro, é a única esperança de vida para muitos”, diz.

De acordo com as normas do Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue até 3 vezes por ano, observando um intervalo de 3 meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações.

Desse modo, Mayara Santos, líder de captação do Banco de Sangue, ressalta a importância de homenagear os doadores, assim como a expectativa de que a campanha mobilize mais pessoas para que se tornem doadoras frequentes.

“Esse é um momento muito especial em que agradecemos a todas as pessoas que dedicam uma parte do seu tempo para virem até o Banco de Sangue doar ‘vida’ e esperança para quem está enfermo e precisa do componente sanguíneo para se restabelecer”, afirma.

Sendo assim, a instituição atende aos doadores de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 15h, na Rua Doutor Armando Salles de Oliveira, 138, Boqueirão, em frente à entrada da maternidade do Hospital da Casa de Saúde.

 

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
• Não é necessário estar em jejum;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
• Não ter diabetes em uso de insulina;

É válido ressaltar a importância de consultar a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

• Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;

• Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;

• Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;

• Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Local

GSH Banco de Sangue de Santos
Novo endereço: Rua Doutor Armando Salles de Oliveira, 138- Boqueirão
Telefones: (13) 3202-7900/Whatsapp: (13) 99807-3477
Atendimento: segunda à sexta-feira das 7h às 17h e sábados das 7h às 15h.
Estacionamento: Rua Machado de Assis, nº 92 — Boqueirão — Santos-SP

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.