Em busca do equilíbrio | Boqnews

Vida +

09 DE DEZEMBRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Em busca do equilíbrio

Na cultura oriental, a saúde recebe há milhares de anos uma atenção especial, com técnicas e tratamentos que olham não só o físico, mas o corpo como um todo, trabalhando todos os chakras. Um dos principais objetivos é não buscar soluções apenas paliativas para as doenças, mas se aprofundar no porquê e resolver o problema […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Na cultura oriental, a saúde recebe há milhares de anos uma atenção especial, com técnicas e tratamentos que olham não só o físico, mas o corpo como um todo, trabalhando todos os chakras. Um dos principais objetivos é não buscar soluções apenas paliativas para as doenças, mas se aprofundar no porquê e resolver o problema na sua origem, reequilibrando a energia e também trazendo um autoconhecimento.
Muitas das técnicas já deixaram de ser analisadas como algo exótico e cercado de misticismo para se tornarem verdadeiras aliadas da alopatia na cura e prevenção de doenças. Assim acontece em Santos, na Casa da Luz, por exemplo. Local onde toda segunda-feira  uma fila com mais de mil pessoas se forma para atendimento com a aplicação de terapias holísticas integradas, com apometria, anti-goécia, reiki e radiônica. 

O tempo de espera é de uma hora e meia. Na fila, pessoas de todos os estilos e padrões sociais, com os mais diferentes motivos. Dos que buscam um tratamento para um problema específico – próprio ou de outras pessoas -, aos que querem realinhar sua energia e equilibrar mente, espírito e corpo.  
Para a auxiliar de classe, Rose Teixeira, 40 anos, que frequenta o local, o tratamento traz paz de espírito, além do equilíbrio necessário para enfrentar a dura rotina. Maria José, corretora de imóveis, acredita que o tratamento na casa a ajuda  a manter o equilíbrio. “Com os tratamentos holísticos, consegui uma melhora significativa nas dores de coluna, aliados à fisioterapia”, ressalta.
Já para o bancário Valter Junior, que frequentava o local na última segunda-feira (5) pela segunda vez, o espaço indicado por amigos trouxe a ele uma equilíbrio muito grande. 
Na primeira vez no local, junto com as demais pessoas, é possível sentir uma sensação de leveza e bem-estar durante o tratamento que dura cerca de oito minutos. Cada pessoa, recebe a atenção de um terapeuta, que utiliza as mãos como catalisadoras e transmissoras de energias neutras, além da força dos cristais e outros elementos. 
“No primeiro dia já é possível perceber os benefícios que o tratamento traz, porém para começar a fazer o verdadeiro efeito, é importante que a pessoa continue frequentando, no mínimo, quatro semanas consecutivas”, explica o terapeuta holístico José Carlos Palermo, administrador do local. 
Para Palermo,  as terapias holísticas e a medicina convencional se complementam.  O tratamento realizado na casa, segundo ele, realinha os sete chakras. Funciona tanto como um tratamento preventivo, trabalhando o corpo emocional – que é onde a doença está – somatizando ao corpo físico. Na casa, às segundas e sexta-feiras, são realizados atendimentos específicos para pacientes com doenças mais sérias, como câncer e Aids. 

Da estética para o reiki
Para Marilene Fernandes de Assis, que começou a trabalhar apenas com tratamentos corporais ligados à estética, o reiki surgiu como uma maneira de contribuir ainda mais com suas clientes. “Com o passar do tempo, percebi que mais do que estética, as mulheres que me procuravam precisavam de algo mais profundo. Era necessário trabalhar também o interior delas. Foi assim que, pesquisando, descobri o reiki e decidi me especializar na área”, ressalta.
“O reiki não está associado a qualquer religião. Aplico em dois lugares. Um é em um centro espírita, que na verdade é um encontro de pessoas de várias crenças, e também em um espaço particular”, explica. 
Práticas corporais chinesas
De acordo com Marina Darin, que trabalha com técnicas corporais chinesas como o Tai Chi Chuan e Lian-Gong, a prática dos movimentos, além de levar à serenidade, é também uma automassagem interna e externa em todos os sistemas orgânicos do corpo, promovendo a circulação do sangue e da energia. Os movimentos fazem o alinhamento de todo o corpo, contribuindo, principalmente, com uma melhor postura, além de beneficiar a musculatura e trazer maior longevidade. 
“Temos como base o céu e a terra. Neste sentido, o corpo se alinha em pleno equilíbrio”. Indicado para todas as pessoas, Marina ressalta que quem possui enxaqueca, problemas na circulação, cardíacos e hipertensas têm melhoras significativas. “Os resultados aparecem no primeiro dia, mas é a partir da terceira semana que realmente começam a surgir efeito”. 

Soluções encontradas
Com dor de cabeça quase todos os dias, a jornalista Priscila Rodrigues tinha a enxaqueca como diagnóstico. Por muitos anos, os remédios foram a solução e as muitas idas a hospitais, que passavam medicação na veia. Depois de passar por diversos médicos, como neurologista, dentista, oftalmologista e otorrino, para descobrir as causas de tanta dor foi com técnicas orientais que o problema começou a ser solucionado. “Desde que eu comecei o tratamento com o reiki, as minhas dores passaram. Pude ter uma vida normal, sem ter na minha companhia como melhores amigos a Novalgina e o Dipirona”, ressalta. 
“Além de melhorar da enxaqueca, também tratei minhas dores nas costas e tendinite geradas pelo trabalho no banco. O médico falou que para a minha tendinite melhorar eu teria que engessar o braço (impossível, trabalhando no banco). E com os tratamentos com o reiki e outras técnicas as dores passaram. E com o tempo, dando continuidade no tratamento, nem senti mais”, explica. 
A fotógrafa Rosana Durães, que há três anos começou a ter crises de estresse, fato que desencadeou um Transtorno de Ansiedade, também resolveu fazer tratamentos na medicina oriental. “Em 2008, diante de uma vida totalmente corrida tive Transtorno de Ansiedade. Muitos médicos me receitaram remédios, anti-depressivos, mas preferi buscar outras alternativas. Fiz tratamento com uma especialista em Florais de Bach. Ela traçou todo o meu perfil e a cada mês me receitava um floral para aquele momento. Junto a isso, fiz seções de acupuntura e yoga, o que me trouxe paz, equilíbrio e controle emocional. Depois de cinco meses de tratamento, já pude retornar à vida normal. No entanto,  hoje quando eu sinto que as sobrecargas de serviço ou o estresse do dia a dia querem tomar conta do meu dia, eu me desligo e faço uma meditação para buscar o equílibrio das energias”, ressalta. 

Conheça um pouco das técnicas

Alfagenia- Também conhecida por Ki-Mental, é uma técnica de relaxamento e programação mental, moderna, científica e extremamente simples, que possibilita levar qualquer pessoa em poucos segundos ao estado alfa.

Hipnose – Excelente método terapêutico que permite com certa facilidade a reprogramação da mente do paciente, com o intuito de tratar seus eventuais problemas físicos ou psicológicos e desfazer bloqueios.

Apometria – Permite a indução para estados de desdobramento dos corpos mediadores; em especial o etérico, o astral e o mental. É também importante ferramenta de criação de campos de força. 
Anti-goécia  – É o tratamento de limpeza perispiritual e etérica do indivíduo e do ambiente onde ele vive. Promove a limpeza das pessoas e ambientes saturados por magia delituosa e enegrecida, as quais acabam por provocar doenças, dissabores e mudanças de humor, propiciando, portanto, de imediato, alívio e cura de todas as suas enfermidades.

Radiestesia e Radiônica – Detecta todos os tipos de manifestações energéticas e pode-se descobrir objetos ocultos, doenças, alimentos e medicamentos adequados, e desgaste de energia no corpo humano, seja nos setores psíquicos ou físicos, por meio de gráficos, cones, pirâmides, cristais, pilhas, feitas pela sobreposição de diversos materiais, tais como madeiras e metais.
Psicologia Transpessoal – Ferramenta utilizada para ampliação do nosso autoconhecimento.Ela facilita a compreensão, de que não existe doença, de que existe sim o doente e de que o ser humano está hoje doente justamente por ter esquecido temporariamente quem é.
Reiki – Reiki é uma palavra de origem japonesa que significa Energia Vital Universal. É a ciência e a arte de ativar, direcionar e aplicar naturalmente a energia vital, promovendo balanceamento energético, cura e integração.

Onde estão?
Tai Chi Chuan (Última aula do ano acontece no dia 17 e recomeçam no dia 7/1/2012) – Todos os sábados, a professora Marina realiza aulas, com parceria com a prefeitura, às 9 horas.  Endereço: Praça do Sesc, à Rua Conselheiro Ribas (em frente ao Sesc).
Reiki (O último dia do ano é quinta, dia 15) – Toda quinta-feira, das 20 às 22 horas, o Centro Fraternidade Eclética oferece aplicações  para toda a comunidade gratuitamente. Endereço:  Avenida Afonso Pena, 353. Contato: 3349-5679.
Casa da Luz (Com as festas de final de ano, o atendimento volta a ser realizado no dia 9/1/2012). Toda segunda-feira, das18 às 20 horas, a casa oferece gratuitamente aplicação das técnicas holísticas.Às quartas-feiras, acontecem três palestras. Endereço:  Rua Santos Dumont, 167. Contato:  3289.1230

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.