Enjoo e diarréia são sintomas comuns de um paciente contaminado | Boqnews

Vida +

20 DE JULHO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Enjoo e diarréia são sintomas comuns de um paciente contaminado

Ir ao pronto-socorro e receber o dignóstico de virose pode soar duvidoso aos pacientes. Contudo, esta hipótese nunca pode ser ignorada já que doenças graves como dengue, febre amarela e H1N1 são transmitidas por vírus. Os sintomas relatados pelos pacientes são necessários para que o profissional o encaminhe a exames. “Hemograma e raio-x são os […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Ir ao pronto-socorro e receber o dignóstico de virose pode soar duvidoso aos pacientes. Contudo, esta hipótese nunca pode ser ignorada já que doenças graves como dengue, febre amarela e H1N1 são transmitidas por vírus.
Os sintomas relatados pelos pacientes são necessários para que o profissional o encaminhe a exames. “Hemograma e raio-x são os exames mais pedidos. Cabe ao médico ver a necessidade de quem sofre dos sintomas”, detalha o médico Renato Abílio. “Quando infectado por algum vírus, é comum náusea, diarréia e dores no corpo, principalmente cabeça”.
Segundo Abílio, pessoas de todas as idades estão vulneráveis a contrair viroses. “No caso da H1N1 pessoas entre 20 e 30 anos são mais acometidas, por frequentrem baladas e escritórios”, explica. Porém, o médico ressalta que crianças e idosos quando afetados por qualquer virose sofrem mais.
Recomendações
Manter-se longe de aglomerações (como  shows e ônibus lotados) é uma das dicas dadas pelo médico Renato Abílio para evitar a contaminação. “Por mais que os vírus na maioria das vezes sejam transmitidos pelo ar, há casos, como a dengue, em que o mesmo propaga-se pelo mosquito”.  
Além disso, não apenas nesta época, mas o ano inteiro, as pessoas devem ser bastante higiênicas: lavar as mãos com frequência e, se possível, higienizá-las com álcool em gel — principalmente os profissionais da saúde. 
O médico complementa que no inverno, por causa da baixa temperatura, os indivíduos ficam mais vulneráveis a diversas doenças, o que demanda uma atenção ainda maior.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.