Entenda o que é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e saiba como evitá-la | Boqnews

Vida +

29 DE ABRIL DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Entenda o que é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e saiba como evitá-la

Muitas pessoas, por falta de atenção, cansaço ou até mesmo  relaxo, sentam-se de forma errada ou se descuidam da postura. Isso pode afetar a saúde do corpo e até atrapalhar o desenvolvimento profissional, causando dor nos ombros, nas costas, nos braços e nos dedos. Caso a pessoa não perceba a situação e a prolongue por […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Muitas pessoas, por falta de atenção, cansaço ou até mesmo  relaxo, sentam-se de forma errada ou se descuidam da postura. Isso pode afetar a saúde do corpo e até atrapalhar o desenvolvimento profissional, causando dor nos ombros, nas costas, nos braços e nos dedos.


Caso a pessoa não perceba a situação e a prolongue por um período de tempo, esse pequeno incômodo pode ser tornar uma doença grave que merece atenção: a L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho).


De acordo com a fisioterapeuta Danielle Singh, da Fisio Clinic Santos, LER é um termo usado para designar ações de  pessoas que executam tarefas nas quais movimentos continuados ou repetitivos são realizados constantemente. “Os pacientes apresentam queixas de dor que podem estar localizadas em uma única região, sendo mais comum ao redor dos ombros, ou serem percebidas como generalizadas, atingindo os braços, as mãos e o pescoço”, conta.


Dentre os locais de maior queixa estão punho, antebraço, mão, cervical, membros superiores, costas, seguidos de ombros, cotovelos, lombar, dentre outros.  As causas, segundo ela, incluem má postura, movimentos repetitivos que podem estar associados a carga ou não, e mobiliário inadequado. “Por exemplo: mesa do computador baixa, monitor alto para o indivíduo, cadeira sem apoio nas costas e assim por diante. Ou mesmo condições de trabalho inadequados”, conta.


Perfil


Segundo pesquisa realizada com 620 pacientes, as mulheres estão mais propensas a desenvolver a LER, como se detectou em 87% dos casos, enquanto os homens podem adquirir a lesão em 13% dos casos. A maior faixa com incdência de LER é a das economicamente ativas de 26 a 35 anos, em 45% das situações estudadas. Dentre as profissões, os bancários lideram as queixas, com 35,5% de casos de LER, seguidos pelos metalúrgicos, com 33,7%.


Computador


Segundo o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares, os distúrbios mais frequentes são observados em usuários constantes de computador são aqueles resultantes de inflamações, de contrações prolongadas, de compressão dos tecidos e do estresse.


“A tensão e a falta de apoio para o corpo são as principais causas de dor, que normalmente ocorrem nos ombros, sentida mesmo quando não nos exercitamos”, conta. “O efeito hipnotizante do computador também deve ser considerado. Usar o computador é uma atividade de absorção mental. Entramos na internet para ver algo e, quando percebemos, estamos navegando há mais de uma hora”, diz.


Outro fator desgastante é a  realização de duas tarefas ao mesmo tempo, o que contribui para o surgimento de dores. “As janelas de visualização do computador facilitam o desempenho de diversas atividades paralelamente, mas podem cansar a mente. A velocidade com que as tarefas são executadas também é prejudicial”, afirma.


Ergonomia


De acordo com a fisioterapeuta Alessandra Gomes, a  LER pode envolver tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões), tendenite, bursite e outras doenças. “Ela é conhecida há mais de um século porém ela se tornou mais popular devido ao advento dos computadores”, conta. 


Alessandra conta que, caso o problema seja grave, pode ser necessário recorrer ao tratamento cirúrgico. “Caso o tratamento for mais conservador é necessário que o paciente permaneça em repouso, faça o tratamento fisioterápico e tome o antiinflamatório receitado pelo médico. A prevenção dá-se por meio de situações ergonomicas tanto no trabalho quanto nas tarefas domésticas”, explica.


Tratamento


Segundo Danielle Singh, é de extrema importância procurar um médico quando surgirem os sintomas. Ele fará uma avaliação médica receitando medicação para alívio da dor, além de iniciar um tratamento fisioterapêutico. “Ele pode ser convencional ou postural, ou seja, com RPG – Reeducação de Postura Global. Já ao paciente sem dor, sugere-se uma atividade física orientada, como pilates e natação”, relata. Além disso, são indicados exercícios e dicas para o alívio da dor.


Além disso, Lanzotti explica que para evitar as sensações dolorosas, após o uso do computador, é preciso aplicar no ambiente de trabalho os princípios da ergonomia. “Uma cadeira adequada não basta. É preciso que esta esteja combinada com boas condições de ambiente e de distribuição das tarefas, pois quem opera o computador no trabalho sofre mais do que quem o utiliza em casa, onde o ritmo de trabalho não é imposto. Por isto, seguir as normatizações ergonômicas é fundamental”, diz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.