Esforços físicos e traumas na região ocular podem causar descolamento de retina | Boqnews
Divulgação Golpe contra idosos

Vida +

11 DE NOVEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Esforços físicos e traumas na região ocular podem causar descolamento de retina

Entre doenças graves, tal patologia é a mais comum em adultos e idosos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Grandes esforços físicos, tosse contínua, impacto e até mesmo espirros podem fazer com que a pessoa tenha um descolamento de retina, desde que tenha lesões predisponentes.

O oftalmologista e sócio-diretor da Unilaser, Celso Afonso Gonçalves, explica que o descolamento pode ocorrer de forma repentina. “Ao contrário do que se pensa, a maioria dos descolamentos de retina regmatogênicos tem causa espontânea”.

No exame de mapeamento de retina, onde estuda-se a retina periférica dos pacientes, faz-se a procura por lesões predisponentes da retina, que são áreas de fragilidade, mais susceptíveis ao aparecimento de rasgaduras, e posterior infiltração de líquido, promovendo assim o descolamento da retina. Tal patologia é a mais comum em adultos e idosos, principalmente os portadores de miopia (média e alta).

Esportes radicais merecem uma atenção especial à região ocular. Isso porque saltos de bungee jump e de paraquedas, mergulhos e outras atividades do tipo aumentam a pressão e traumas no local podem ser iniciados. Uma vez descolada, esta parte da retina não funciona e causa o aparecimento de uma mancha negra e fixa na visão.

olhoidosoHá situações de rompimentos e hemorragias devido ao descolamento agudo. O especialista enfatiza a necessidade da prevenção. “Uma proteção ocular com óculos especiais a fim de evitar traumas diretos e diminuir a força súbita são fundamentais. Nas academias, evite exercícios com supino ou que levem ao esforço máximo, pois isso prejudica os olhos, principalmente de for um portador de lesões predisponentes”.

Outra forma de prevenir o descolamento de retina é realizar consultas periódicas a um oftalmologista, tendo atenção especial se apresentar fatores de risco. Caso seu médico encontre uma lesão predisponente ao descolamento de retina, medidas de prevenção devem ser indicadas e a mais efetiva é a cerclagem dessas áreas por fotocoagulação a laser. Por isso a periodicidade das consultas oftalmológicas é fundamental afim de evitar a progressão de doenças graves como essa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.