Especialista destaca cuidados para curtir o Carnaval sem transtornos | Boqnews
Foto: Nando Santos

Saúde

22 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Especialista destaca cuidados para curtir o Carnaval sem transtornos

O médico Nelson Marfil, especialista em Endoscopia e Qualidade de Vida enfatiza que consumo de bebidas alcoólicas e certos alimentos requer cautela

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Durante este Carnaval, cerca de 550 mil veículos devem vir em direção à Baixada Santista, segundo a concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes.

É muita gente em busca de folia, praia e, muitas vezes, uma alimentação diferente. Assim, algumas dicas são importantes para que o Carnaval do turista, e até mesmo do morador da região, não seja indigesto.

O médico Nelson Marfil, especialista em Endoscopia e Qualidade de Vida, da Clínica Endocentro, afirma que as pessoas que também curtem bebidas alcoólicas devem ter ainda mais cuidado.

“Nesta época do Carnaval, quando temos altas temperaturas, é importante os foliões estarem atentos com a hidratação. E especialmente a ingestão de álcool. O álcool leva a uma desidratação do organismo. Potencializando efeitos nocivos do próprio álcool no nosso corpo. Uma boa ideia é que a cada copo de álcool, a pessoa tome um copo de água. Ela deve procurar também se alimentar durante a ingestão de álcool. Beber de estômago cheio é sempre recomendado”, afirma.

O médico explica ainda que, na praia, a atenção tem de ser redobrada. “Comer na praia exige muita cautela. É preciso ficar de olho na conservação destes alimentos, perceber se o comerciante ou o vendedor utiliza luvas. E se as condições de higiene e asseio do local são adequadas. Os estabelecimentos também devem ser certificados pela Vigilância Sanitária”, alerta.

 

Nelson Marfil

Doutor Nelson Marfil destaca que foliões devem ter cuidado com o que consumir durante a festa. Foto: Divulgação

Problemas

O abuso de álcool e de alimentação no Carnaval, assim como o comportamento menos atento das pessoas, podem causar uma série de problemas, de acordo com Nelson Marfil.

“É muito comum, na minha área, após festas como o Carnaval, o paciente vir ao consultório e detectarmos as mais diversas patologias. Desde colites, causadas pelo abuso alimentar e de álcool, até gastrites erosivas, úlceras gástricas e duodenais. Todas causadas por este abuso de substâncias derivadas de álcool e também de substâncias ilícitas”, comenta.

“Neste caso, muito cuidado, em festas. Não pegue bebida da mão de desconhecidos. E nunca deixar seu copo abandonado em uma mesa sem estar de olho nele. É muito comum colocarem substâncias na bebida como alucinógenos e tóxicos mais pesados, que podem fazer muito mal para o nosso corpo e até para a nossa vida. Sem contar a facilitação do cometimento de crimes sexuais”, explica.

Para finalizar, o médico garante reforça que em dias quentes e úmidos, valem algumas dicas bastante conhecidas quando o assunto é alimentação.

“Preferir alimentos mais leves, de fácil digestão, como as frutas; os legumes; as verduras; carnes brancas os peixes e os frutos do mar. Mas desde que devidamente conservados, já que eles podem deteriorar facilmente com o calor”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.