Estação é período fundamental para alerta na alimentação e hidratação dos pets | Boqnews
Foto: Banco de Imagens Canva

Mundo Pet

17 DE FEVEREIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Estação é período fundamental para alerta na alimentação e hidratação dos pets

Com uma alta exposição solar, os donos precisam estar atentos as possíveis doenças de pele

Por: Vinícius Dantas
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o verão, altas temperaturas e um forte sol, os seres humanos já sofrem, imagina os cães.

Dessa forma, os animais necessitam de uma atenção especial para a melhor alimentação, hidratação, banho e horário para passeio.

Segundo a tosadora Natalie Marcelle, o pet não se alimenta como de costume durante o dia, eles procuram se alimentar mais à noite, que está mais fresco. “É importante uma alimentação mais úmida que ajuda na hidratação do animal” indica.

Já sobre os banhos, ela conta que varia por raças. Animais com pelos curtos devem tomar banhos quinzenais, porém os de pelos mais compridos podem ser semanais.

Hidratação

Quanto à hidratação são sucos de frutas, animal pode tomar sem adição de açúcar, picolés de frutas, sem usar as ácidas como: limão, laranja, tangerina. Todavia, para o melhor horário de passeio. “Antes das 8h ou no final da tarde, onde as temperaturas estão menores, lembrando sempre de pisar descalço no chão. Verificando a temperatura, para não queimar as patinhas dos pets” recomenda.

Além disso, uma questão que preocupa é quanto as doenças que os pets podem ter. “Um simples banho, sem secar direito, com equipamentos próprios e produtos de limpeza passados em casa podem provocar alergia, assim como obras em casa, utilizando cimento, areia ou gesso.

Podem ser evitados, deixando o ambiente sempre limpo e seco. Devido a quantidade de pelos, eles procuram lugares úmidos, podendo ocasionar futuramente problemas de dermatites, como fungos e bactérias” ressalta.

Quanto a hipertemia, ela sugere deixar o animal em ambiente fresco e com ventilação. Pode haver o oferecimento de tapetes térmicos (gelado) e bastante água com gelo.

No verão, ela informa que os ectoparasitas se proliferam. Sendo: pulgas, carrapatos, podem ser evitados por medicamentos, via oral ou dérmica.

Portanto, de acordo com Natalie é de extrema importância, a tosa no animal, pois auxilia na identificação. Ademais, quando há indícios de infestação, 5% das pulgas e carrapatos estão no pet e 95% estão na casa.

“Em grande quantidade, pode atrair doenças como anemia. Por se alimentar do sangue do seu hospedeiro, o carrapato contaminado pode contrair a doença Erliquiose Canina, resultando no animal debilitado.

Doenças gastrointestinais

Outro ponto são doenças gastrointestinais que podem ocorrer até mesmo por uma simples troca repentina de alimentação, brinquedos ingeridos pelo pet, ingestão de alimentos contaminados ou quadro de estresse ou ansiedade. Ela comenta que é preciso ficar atento aos sintomas como diarreia, vômitos, falta de apetite.

De acordo com a médica veterinária, Daniele Luz, nessa estação, é necessário ser cuidadoso para as possíveis doenças, tanto da pele, quanto a Leptospirose, Dirofilaria, Leishmaniose.

Questionada sobre o impacto do banho de mar para os pets, ela ressalta os riscos. “Pode levar às doenças de pele como micose, perda de pelo, seborreia, lesão na pele, sendo a porta de entrada a bactérias, surgindo infecções. Além disso, o ouvido faz parte da pele e com o banho pode entrar água no ouvido e desencadeando um processo inflamatório que leva a apresentar dor”.

Para evitar o risco do câncer de pele, Daniele recomenda o uso de protetor solar, principalmente para cães de pelagem clara, evitando a exposição ao sol direto.

Ela também reforça a vacinação. “É muito importante, estar vacinando os cães, pois podem ter contato com a Leptospirose, através da urina do rato (uma zoonose) que passa para o ser humano e existe vacina contra ela”.

Segundo a médica veterinária, com a proliferação de mosquitos, os pets podem se contaminar com a Leishmania, que também passa para os humanos através do mosquito-palha. Geralmente, encontra-se vacina.

Além dela, existe a Dirofilaria, um verme que fica na região do coração.

No entanto, para esta zoonose existe medicação mensal que são vermífugos ou injetável anual.

“Tanto a Dirofilaria quanto a Leishmania podem ser prevenidas pelo uso de coleira que proteja picada do mosquito. Há algumas mais simples que pegam pulgas e carrapatos, mas tem as que protegem contra pulga, mosquito e carrapato” enfatiza Daniele.

 

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.