Estação é período fundamental para alerta na alimentação e hidratação dos pets | Boqnews
Foto: Banco de Imagens Canva
17 de fevereiro de 2023

Estação é período fundamental para alerta na alimentação e hidratação dos pets

Com o verão, altas temperaturas e um forte sol, os seres humanos já sofrem, imagina os cães.

Dessa forma, os animais necessitam de uma atenção especial para a melhor alimentação, hidratação, banho e horário para passeio.

Segundo a tosadora Natalie Marcelle, o pet não se alimenta como de costume durante o dia, eles procuram se alimentar mais à noite, que está mais fresco. “É importante uma alimentação mais úmida que ajuda na hidratação do animal” indica.

Já sobre os banhos, ela conta que varia por raças. Animais com pelos curtos devem tomar banhos quinzenais, porém os de pelos mais compridos podem ser semanais.

Hidratação

Quanto à hidratação são sucos de frutas, animal pode tomar sem adição de açúcar, picolés de frutas, sem usar as ácidas como: limão, laranja, tangerina. Todavia, para o melhor horário de passeio. “Antes das 8h ou no final da tarde, onde as temperaturas estão menores, lembrando sempre de pisar descalço no chão. Verificando a temperatura, para não queimar as patinhas dos pets” recomenda.

Além disso, uma questão que preocupa é quanto as doenças que os pets podem ter. “Um simples banho, sem secar direito, com equipamentos próprios e produtos de limpeza passados em casa podem provocar alergia, assim como obras em casa, utilizando cimento, areia ou gesso.

Podem ser evitados, deixando o ambiente sempre limpo e seco. Devido a quantidade de pelos, eles procuram lugares úmidos, podendo ocasionar futuramente problemas de dermatites, como fungos e bactérias” ressalta.

Quanto a hipertemia, ela sugere deixar o animal em ambiente fresco e com ventilação. Pode haver o oferecimento de tapetes térmicos (gelado) e bastante água com gelo.

No verão, ela informa que os ectoparasitas se proliferam. Sendo: pulgas, carrapatos, podem ser evitados por medicamentos, via oral ou dérmica.

Portanto, de acordo com Natalie é de extrema importância, a tosa no animal, pois auxilia na identificação. Ademais, quando há indícios de infestação, 5% das pulgas e carrapatos estão no pet e 95% estão na casa.

“Em grande quantidade, pode atrair doenças como anemia. Por se alimentar do sangue do seu hospedeiro, o carrapato contaminado pode contrair a doença Erliquiose Canina, resultando no animal debilitado.

Doenças gastrointestinais

Outro ponto são doenças gastrointestinais que podem ocorrer até mesmo por uma simples troca repentina de alimentação, brinquedos ingeridos pelo pet, ingestão de alimentos contaminados ou quadro de estresse ou ansiedade. Ela comenta que é preciso ficar atento aos sintomas como diarreia, vômitos, falta de apetite.

De acordo com a médica veterinária, Daniele Luz, nessa estação, é necessário ser cuidadoso para as possíveis doenças, tanto da pele, quanto a Leptospirose, Dirofilaria, Leishmaniose.

Questionada sobre o impacto do banho de mar para os pets, ela ressalta os riscos. “Pode levar às doenças de pele como micose, perda de pelo, seborreia, lesão na pele, sendo a porta de entrada a bactérias, surgindo infecções. Além disso, o ouvido faz parte da pele e com o banho pode entrar água no ouvido e desencadeando um processo inflamatório que leva a apresentar dor”.

Para evitar o risco do câncer de pele, Daniele recomenda o uso de protetor solar, principalmente para cães de pelagem clara, evitando a exposição ao sol direto.

Ela também reforça a vacinação. “É muito importante, estar vacinando os cães, pois podem ter contato com a Leptospirose, através da urina do rato (uma zoonose) que passa para o ser humano e existe vacina contra ela”.

Segundo a médica veterinária, com a proliferação de mosquitos, os pets podem se contaminar com a Leishmania, que também passa para os humanos através do mosquito-palha. Geralmente, encontra-se vacina.

Além dela, existe a Dirofilaria, um verme que fica na região do coração.

No entanto, para esta zoonose existe medicação mensal que são vermífugos ou injetável anual.

“Tanto a Dirofilaria quanto a Leishmania podem ser prevenidas pelo uso de coleira que proteja picada do mosquito. Há algumas mais simples que pegam pulgas e carrapatos, mas tem as que protegem contra pulga, mosquito e carrapato” enfatiza Daniele.

 

 

 

Vinícius Dantas , Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.