Exercícios no mar | Boqnews

Vida +

27 DE OUTUBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Exercícios no mar

Sol, praia e mar. O cenário comum nos dias de verão também é a combinação perfeita para a prática de esporte.  O contato com  a natureza é capaz de trazer benefícios difíceis de serem encontrados em aulas comuns de academia.“O aluno vem caminhando pela praia, animado, porque gosta do mar. Ele  sabe que aquele momento […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Sol, praia e mar. O cenário comum nos dias de verão também é a combinação perfeita para a prática de esporte.  O contato com  a natureza é capaz de trazer benefícios difíceis de serem encontrados em aulas comuns de academia.

“O aluno vem caminhando pela praia, animado, porque gosta do mar. Ele  sabe que aquele momento fará bem”, explica o professor de Educação Física e instrutor de canoagem pela Secretaria de Esporte de Santos, Carlos Cavalcanti Santos.  Todos os dias ele dá aulas de canoagem na Ponta da Praia e tem acompanhado de perto os benefícios que a prática traz.







Foto:Luiz Nascimento
Foto:Luiz Nascimento


“Nas aulas de canoagem podemos trabalhar alguns fundamentos como estresse, ansiedade, medo e aprender a controlá-los melhor”, diz.  A aposentada Maria Sadako Pelegrini, 54 anos, está há um ano e meio nas aulas e encontrou, além dos benefícios físicos, o equilíbrio mental. “O mar acalma e tranquiliza. Os problemas continuam existindo, mas você aprende a controlar a preocupação”, relata.

De acordo com o professor,  além do contato com a natureza, as técnicas que a prática exigem colaboram para esse bem-estar. “O aluno tem que superar o receio de entrar no mar sozinho. Nessa hora ele precisa controlar o nível de estresse. Todos que entram no mar estressados, saem encantados”, garante.







Foto: Luiz Nascimento
Foto: Luiz Nascimento


Para experimentar um esporte diferente,  Neuza Nobuko Arakaki, de 53 anos, buscou a canoagem como atividade física e se surpreendeu com os resultados. “O meu nível de depressão melhorou muito. Até minha psiquiatra notou e disse para eu não parar as aulas porque o resultado é excelente”, conta. A auto-estima e a melhora no convívio social são outros aspectos positivos. “Quando cheguei às aulas eu não falava muito e nem sorria”, brinca Neuza.  “Hoje me socializo melhor e me aborreço menos”, completa.

Físico

De acordo com o instrutor, a prática da canoagem gera um bem estar mental que contribui para um trabalho motor com equilibrio. “Podemos trabalhar resistência e força pois o equilíbrio dentro do caiaque, conciliado com as remadas, colaboram para isso”, explica Cavalcanti. A postura também é melhorada pois é ela essencial para manter o caiaque estável com os movimentos das remadas. “A postura correta dentro da canoa é importante para que ela não vire. Isso melhora a postura no dia-a-dia também”, comenta.







Foto: Luiz Nascimento
Foto: Luiz Nascimento

“Os braços e as costas ficam mais definidos, porque com as remadas você força essa musculatura.  A flexibilidade melhora e a coordenação motora também, pois você precisa ter senso de direção”, comenta Maria.
A professora de Educação Física Marli Parolari, de 59 anos, também aderiu à prática. Professora de ginástica há 20 anos, ela garante que os benefícios das aulas são difíceis de serem encontrados em uma academia.
“Mesmo com o trabalho físico que a canoagem exige, não existe o cansaço que normalmente é sentido depois de uma atividade física comum”, conta.  “O contato com a natureza colabora para isso”, completa.

O contato diário com a natureza também contribui para a concientização ambiental. “Os alunos querem tirar a sujeira do mar durante as aulas mas, às vezes, é tanto lixo que eu peço para eles fazerem isso depois de finalizarmos” conta o professor.  “A quantidade de garrafas plásticas no mar ainda é  alta. Já pegamos até tartaruga morta, que se engasgou com a sujeira”, relata.

Qualidade de vida

Além de ser uma atividade física, o contato direto com a natureza, proporcionado pela canoagem, contribui ainda mais para a melhora da qualidade de vida.“O exercício conciliado com o mar e o sol me acalma. É maravilhoso. Não troco isso por academia alguma”, garante Maria. “Os alunos que procuram a canoagem buscam qualidade de vida e equilíbrio entre a mente e o corpo”, ressalta o instrutor.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.