Com o intuito de aliar forças em prol dos fissurados, o vereador de Santos, Adriano Piemonte, se reúne com a deputada estadual, Solange Freitas, para discutir o direito de tratamento da fissura labiopalatina através de recursos e tratamentos oferecidos pela cidade de Santos.
A reunião acontecerá às 15h30 da próxima sexta-feira (19). O encontro visa fortalecer a colaboração entre os poderes legislativo municipal e estadual, para que o município possa oferecer a atenção e os procedimentos necessários às pessoas com a fissura labiopalatina.
Atualmente, o único serviço fornecido aos fissurados é via Estado de São Paulo, através do ambulatório do Centro de Tratamento de Malformação Craniofacial (CTMC), do Hospital Guilherme Álvaro. Porém, o atendimento por lá não acontece desde março, o que força muitas pessoas a buscarem ajuda em outras cidades.
Causa Antiga
A causa é pauta antiga de Adriano Piemonte que, desde o início do seu mandato, luta pelos direitos dos fissurados e já levou ao Legislativo requerimentos cobrando alternativas e apresentou projetos com soluções à situação atual.
Em 18 de junho de 2024, uma solicitação teve encaminhamento, através do requerimento de nº 3294, para que a Secretaria de Saúde enviasse respostas referente à previsão de reativação do CTMC.
Dois dias depois, Piemonte apresentou o projeto que dispõe sobre as condições para o tratamento das malformações congênitas fissura labiopalatina e/ou anomalias craniofaciais e síndromes correlatas no município de Santos.
A propositura teve encaminhamento à Câmara quatro dias antes do Dia Nacional de Conscientização da Fissura Labiopalatina, comemorado em 24 de junho.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.