Frio faz com que gripe e resfriado sejam mais frequentes | Boqnews
Foto: Divulgação

Inverno

19 DE JUNHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Frio faz com que gripe e resfriado sejam mais frequentes

Clima mais seco prejudica o organismo e vias respiratórias. Coriza, tosse, dores nos ouvidos são sintomas comuns

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Um hábito que pode propagar o vírus é levar a mão à boca ou ao rosto. A troca constante das roupas de cama e de toalhas ajuda a diminuir os riscos

Um hábito que pode propagar o vírus é levar a mão à boca ou ao rosto. A troca constante das roupas de cama e de toalhas ajuda a diminuir os riscos

O inverno chega oficialmente neste domingo (21) e com ele a queda brusca de temperatura de forma mais frequente faz com que as pessoas sofram com uma série de doenças comuns nesta época do ano. O clima mais seco é outro fator que prejudica o organismo, principalmente as vias respiratórias. Coriza, tosse, dores nos ouvidos são sintomas comuns.

Resfriado e gripe são as principais vilãs do inverno. Há muita confusão na diagnosticação de ambas, justamente porque seus sintomas são semelhantes. Porém, a gripe é mais intensa e pode culminar em problemas graves para o indivíduo.

A gripe é provocada pelo vírus Influenza e o paciente fica com forte febre, tendo em média 38°C de temperatura. Dores no corpo, cansaço, desidratação e coriza demasiada deixam a pessoa sem condições de efetuar suas atividades corriqueiras.

Outro agravante da enfermidade é o comprometimento de outras regiões do organismo. O vírus se espalha por todas as vias respiratórias e pode chegar no pulmão. A gripe pode causar complicações e até mesmo a morte.

Na história da humanidade, inclusive, a doença já ocasionou diversas epidemias. A gripe espanhola e recentemente a do frango e a H1N1 são exemplos do grau de intensidade provocado pelos vírus.

Já o resfriado também é ocasionado por vírus, porém os sintomas são mais brandos. O quadro se assemelha com a rinite alérgica. Coriza, irritação das vias respiratórias e dores de garganta são os sinais mais comuns da patologia. O tempo de recuperação fica em torno de cinco a sete dias.

Marcos Vercesi, chefe do servição de Otorrinolaringologia do hospital Ana Costa, comenta sobre a importância da higiene das mãos na prevenção das enfermidades. “É fundamental. O maior contato com esses vírus é justamente nessa região. Lavar as mãos antes de se alimentar e criar o hábito de repetir essa ação constantemente são os primeiros passos para se precaver”.

Um hábito que pode propagar o vírus é levar a mão à boca ou ao rosto. A troca constante das roupas de cama e de toalhas ajuda a diminuir os riscos. Evitar ambientes fechados, sem correntes de ar, é outra situação aconselhável, pois esse fator eleva as chances de contaminação dos pacientes. As crianças e os idosos são propensos a sofrer com essas patologias.

Vacinações contra a gripe são realizadas frequentemente. Varesi reitera que a vacina é o melhor meio de precaução. “É essencial para tentar diminuir a gravidade dos sintomas e preparar o organismo das pessoas no combate ao vírus”, explica.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.