Priorizando a importância de levar informação às gestantes sobre pré–natal e maternidade na unidade de saúde que frequentam, a Prefeitura de Guarujá promove mensalmente o Grupo de Ação para Gestantes. A atividade acontece sempre na segunda terça-feira do mês, às 14 horas na Unidade de Saúde da Família (USAFA) Jardim dos Pássaros.
Neste mês, a reunião aconteceu no último dia 9. A vendedora, Adriana Inácio da Silva, foi uma das presentes: “Por ser mãe de primeira viagem, estou disposta a saber tudo, inclusive com pessoas experientes, que falam tudo certinho”, disse Adriana, que recebeu uma caderneta para anotar suas dúvidas, caso esqueça de mencioná-las durante as próximas reuniões.
A futura mamãe se considera uma pessoa curiosa por estar sempre fazendo perguntas ao seu médico e a enfermeira que a acompanha.”Com a caderneta, elas podem levar a pergunta para o médico no dia da consulta, mesmo que esqueça de perguntar para o Grupo”, explicou a enfermeira Lídia Lídia Inácio.
A estagiária Débora Cristina Gonçalves de Sousa, cursa o último ano de saúde na faculdade Unaerp e integra o Grupo de Ação para as Gestantes. “A orientação que a gente dá para elas aqui no Grupo é a base, porque muitas vão para o Pronto-Socorro por coisas normais da gravidez. Por essa razão, é importante que as gestantes se interessem em participar das reuniões na Usafa”, ressaltou Débora, destacando suas experiências com as gestantes no Pronto-Socorro em que trabalhou, confirmam a falta de informação que aflige as pacientes.
O Grupo de Ação para Gestantes é formado por enfermeiras, agentes comunitárias e estagiárias. Além de orientação, a equipe também se dedica em confeccionar bolsas para guardar os kits, com sabonete, cartilha de orientações e caderneta, feitos especialmente para as gestantes.
A enfermeira responsável pelo Grupo da USAFA Jardim dos Pássaros, Lídia Inácio, explica que o papel da Ação é informar sobre a importância do pré-natal e, também, sanar questões simples que as mães de primeira viagem enfrentam. “Mesmo com acompanhamento do médico e enfermeiro, a maioria acha que gravidez é doença. Então, o grupo serve para que as gestantes possam saber como fazer as atividades que gostam, porém, com certos cuidados que a gravidez pede. O corpo da paciente muda, mas a saúde dela é a mesma”, disse Lídia.
A próxima reunião do Grupo de Ação para as Gestantes acontece na terça-feira, 14, em outubro, às 14 horas, na USAFA Jardim dos Pássaros, que fica, na Rua Rouxinol, 25.