Higiene bucal na terceira idade requer mais cuidados | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

19 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Higiene bucal na terceira idade requer mais cuidados

De acordo com pesquisa, a cada quatro idosos, três não possuem dentes naturais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

idosoO tempo passa, mas os cuidados com a higiene bucal devem ser mantidos na terceira idade. Essa, porém, não é a realidade para muitos brasileiros: segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam os dentes e esse número correspondia a mais de 23,5 milhões de pessoas no Brasil.

Os números são assustadores porque revelam que, a cada quatro idosos, três não possuem dentes naturais. A falta de cuidados com a higiene bucal nesta fase da vida pode causar problemas como xerostomia (boca seca), cárie de raiz, problemas nas pontes/próteses totais ou parciais, câncer, lesão mucosa bucal, doenças periodontais (atacam os tecidos de suporte e sustentação dos dentes), endocardite e atrição/abrasão (bruxismo – hábito de apertar e ranger os dentes).

“Há uma mentalidade equivocada de que é normal chegar à terceira idade sem dentes e que usar dentadura é uma consequência natural. É totalmente possível envelhecer de maneira saudável – o fundamental é a prevenção”, afirma a dentista Érika Vassolér.

Outros fatores podem prejudicar a saúde bucal na terceira idade: o uso de muitos medicamentos (causam sensação de boca seca), retração de gengiva (dá a impressão de que os dentes estão mais longos) e o tratamento contra o câncer (diminui a saliva e pode criar cáries de radiação). É importante ter o acompanhamento de um dentista para que indique a melhor alternativa para amenizar os sintomas durante o processo.

Segundo a dentista, quem usa dentaduras ou próteses deve manter os cuidados com a saúde bucal. A higienização deve acontecer ao acordar, após as refeições e antes de dormir. As placas bacterianas se formam também nas próteses e podem causar doenças se não forem removidas. Uma delas é a endocardite – inflamação de um tecido do coração ou pneumonia por aspiração que pode levar à morte.

É indicado colocar a prótese à noite em um copo de água de preferência com tampa para evitar a contaminação. “É importante retirar a dentadura para dormir para relaxar os tecidos de suporte. Para os idosos que tem ausência total de dentes a limpeza da gengiva e mucosa pode ser realizada utilizando uma solução de digluconato de clorexidina a 0,12%, sem álcool, que pode ser aplicada com uma gaze”, afirma Érika.

A limpeza da língua também é muito importante e pode ser feita com raspador ou gaze de maneira delicada. A placa esbranquiçada no dorso da língua é sinal da má higienização e pode causar halitose e infecções bucais.

Cuidados com a prótese dentaria móvel:
– Antes de retirar a prótese, lave as mãos;
– Para evitar acidentes, coloque uma toalha para evitar que ela caia no chão;
– Tenha duas escovas: uma para os dentes naturais e outra para a prótese;
– Limpe bem cada face da prótese;
– Duas vezes por mês, coloque a prótese durante 30 minutos em um copo com água e três gotas de água sanitária. Lave com bastante água e pasta de dente não abrasiva;
– Limpe a boca antes de colocar a prótese. Faça bochecho com água, utilize uma escova macia para massagear a gengiva, bochecha e língua.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.