Hospital Ana Costa amplia número em leitos de UTIs neonatal e pediátrica | Boqnews
Foto: Nara Assunção

Saúde

28 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Hospital Ana Costa amplia número em leitos de UTIs neonatal e pediátrica

Hospital investiu R$ 2 milhões para construção das instalações

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última quarta-feira (26), o Hospital Ana Costa inaugurou duas novas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais e infantis, além de ampliar o número de leitos que a instituição possuía. Um investimento de R$2 milhões para a criação dos 22 novos leitos, sendo 15 neonatais e 7 infantis. O número anterior era de 8 e 5, respectivamente.

“Inauguramos uma nova ala de UTI. Na região nós temos um déficit e o Hospital Ana Costa acaba atendendo todas as cidades. Vivíamos situação de termos ocupação completa e ter que recusar atendimento. Veio de acordo com a necessidade. E são equipamentos de última ponta, diminuindo inclusive o tempo de internação”, ressaltou o médico Luiz Roberto Fernandes, vice-diretor técnico do hospital.

utineonatal

Para a responsável pelas UTIs, Luciana Villas Boas, era necessário ampliar o local. “Não acredito que irá suprir toda a demanda, mas melhorará bastante. E a UTI está com todos os equipamentos novos e dos mais modernos. Nada foi aproveitado do que já tínhamos”, conta.

“Para a cidade é um ganho de qualidade. Mesmo não sendo da rede pública é um beneficio para todos, pois contribuiu para que a qualidade no atendimento evolua cada vez mais”, comenta o secretário de saúde do município, Marcos Calvo, que esteve presente na inauguração.

A ampliação do Hospital Ana Costa para a rede particular colocou em pauta a quantidade de leitos na Cidade principalmente na rede pública. Hoje, de acordo com Calvo, o Hospital Silvério Fontes possui apenas cinco leitos neonatais. Já a Santa Casa conta com 20 leitos – metade infantil e a outra neo natal – que atendem SUS e plano de saúde do hospital, de acordo com a demanda, sendo em média 60% para o SUS.

utineonatal1

Índice de mortalidade
Questão importante é o índice alto de mortalidade infantil. De acordo com os últimos dados da Fundação Seade (de 2012), a Baixada Santista apresentava o mais elevado do Estado (15,65 por mil crianças nascidas). O número considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde é de 10 mortes para cada mil nascimentos.

Para Marcos Calvo, a ampliação das UTIs tem um papel importante para diminuir tais índices, porém, outras ações são necessárias. “Algo que deve ser destacado é melhorar a qualidade do pré-natal, que traz uma condição melhor para as mães e os bebês. Na Cidade, ações têm sido feitas para melhorar as condições do parto”. Outra novidade é o uso de anticoncepcional de longa permanência para situação de risco, com gravidez indesejada. “Algo que ocorre entre usuários de drogas”, explica.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.