Hospital dos Estivadores torna-se Centro de Referência em Endometriose | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Saúde

19 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Hospital dos Estivadores torna-se Centro de Referência em Endometriose

De acordo com o Ministério da Saúde, 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam endometriose, seja em estágio mais leve ou avançado

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Mulheres com problemas com endometriose ganharam uma boa notícia.

O Complexo Hospitalar dos Estivadores, da Prefeitura de Santos, se tornou um Centro de Referência na doença com o início das cirurgias por videolaparoscopia para o tratamento da doença.

O primeiro procedimento, que durou cerca de 1h30, foi feito na manhã desta segunda (19) e beneficiou a auxiliar de saúde bucal Vanessa Veroneze, 43 anos, que passou pelo acompanhamento da Policlínica do Embaré, do Instituto da Mulher e Gestante e do Ambulatório de Ginecologia do Estivadores, seguindo os encaminhamentos na rede municipal de saúde.

“Só tenho elogios a todos os profissionais que me atenderam desde a policlínica. Aqui, a equipe foi bem atenciosa, pediu bastantes exames para ter o diagnóstico correto”, contou Vanessa, que sofria com as dores e desconfortos abdominais, alguns dos sintomas comuns da endometriose.

No período da tarde, ela seguia internada no leito cirúrgico do hospital sob observação da equipe multiprofissional e a previsão é de que a alta hospitalar ocorra nesta terça (20).

 

Baixada Santista

Toda a região será beneficiada com o novo serviço.

De acordo com pactuação da Prefeitura junto ao Governo do Estado de São Paulo, 60% das vagas serão destinadas à Cidade e 40% para os demais municípios da Baixada Santista.

Inicialmente, serão cerca de cinco videolaparoscopias por mês.

Para as mulheres atendidas pelo SUS, o Centro trará mais celeridade à resolução dos casos que necessitam de intervenção cirúrgica, com estrutura e equipamentos modernos, além de equipe técnica altamente capacitada.

“A partir da referência do Complexo Hospitalar dos Estivadores, o Município passa a dar atendimento pleno às mulheres com endometriose. Com a oferta de cirurgia para os casos em que o procedimento é recomendado, fechamos a linha de cuidado que se inicia com o diagnóstico na policlínica”, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.

O Complexo dos Estivadores é um equipamento da Prefeitura de Santos mantido sob gestão compartilhada com a organização social Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

Hospital dos Estivadores se tornou referência no atendimento a pacientes com endometriose. Foto: Divulgação/PMS

Doença atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva

O endométrio é a camada que reveste a parede interna do útero.

A endometriose é a inflamação causada por células que, ao invés de serem escoadas por via vaginal durante a menstruação, passam a se implantar nas regiões pélvicas (ovários, peritônio, bexiga e intestino).

De acordo com o Ministério da Saúde, 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam endometriose, seja em estágio mais leve ou avançado.

Os sintomas são cólicas menstruais mais frequentes, aumento do fluxo menstrual ou até infertilidade.

A ultrassonografia transvaginal identifica se há focos de endometriose na pelve.

No entanto, há mulheres nas quais a doença está localizada fora do útero e do ovário, havendo necessidade de exames complementares para investigação como a ressonância pélvica, que mostrará se há comprometimento dos outros órgãos.

“Temos diagnósticos para endometriose desde a menarca (primeira menstruação) e percebemos meninas menstruando cada vez mais cedo. É importante uma boa avaliação das queixas de cólica menstrual desde o início, para iniciar o tratamento o mais rápido possível e reduzir o avanço da doença. Percebemos que os casos graves de endometriose aparecem após anos”, alerta Graziele Cuba Leal Gonçalves, ginecologista do Complexo Hospitalar dos Estivadores.

 

Uso de medicamentos

Para casos iniciais de endometriose, o tratamento é feito com o uso de medicamentos (pílulas anticoncepcionais ou remédios específicos, a critério médico).

Quando a doença está em estágio que compromete a estrutura de outros órgãos como ovários, ligamentos de sustentação do útero, bexiga ou intestino, a recomendação é cirúrgica.

Vale lembrar que são priorizados para o procedimento cirúrgico os casos de pacientes que sentem dores, seja durante a menstruação ou na evacuação, além das que foram afastadas de suas atividades cotidianas como estudo, trabalho e lazer e se encontram acamadas.

Os exames pré-operatórios necessários a todas as pacientes são eletrocardiograma, raio-X de tórax e análises laboratoriais.

O médico pode solicitar outras avaliações dependendo da idade da paciente e se ela apresenta algumas condições como hipertensão e diabetes. Não há idade mínima para a realização da cirurgia.

 

Videolaparoscopia é considerada ideal

A cirurgia realizada no Complexo Hospitalar dos Estivadores é feita por videolaparoscopia, considerada ideal para este tipo de tratamento: são realizadas quatro incisões, que variam de 0,5 cm a 1 cm cada uma.

Em uma das incisões, na altura do umbigo, é introduzida a ótica, um tipo de câmera, que mostrará o abdome da paciente à equipe médica por meio de um monitor com tela plana de altíssima resolução, que permite observar os focos da doença.

Nas demais aberturas são introduzidas pinças compridas, que serão manuseadas pelo cirurgião, com o objetivo de eliminar os focos da endometriose e realizar a cauterização desses locais.

“A incisão, o tempo de internação e o risco são menores na laparoscopia, se comparada à cirurgia convencional (abertura do abdome)”, compara Graziele.

A alta cirúrgica pode ocorrer no mesmo dia ou até 48 horas depois, de acordo com a extensão do procedimento.

Após 15 dias da operação, com a retirada dos pontos, a paciente está apta a retomar a rotina. Atividades mais pesadas como musculação, por exemplo, devem ser inciadas só após 40 dias da cirurgia.

O tratamento prossegue com medicamentos, para reduzir ou evitar que essas mulheres voltem a menstruar.

Caso queiram engravidar, a medicação é suspensa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.