Hospital e Pronto Socorro Infantil Gonzaga completa 60 anos | Boqnews

Saúde

05 DE MAIO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Hospital e Pronto Socorro Infantil Gonzaga completa 60 anos

Sob nova administração, Instituição de saúde anuncia melhorias e reformas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Referência em saúde infantil na Baixada Santista, o Hospital e Pronto Socorro Infantil Gonzaga completa na próxima segunda-feira (8) 60 anos de história.

Dessa forma, comemorando as seis décadas de atendimento em saúde infantil, a instituição anuncia uma nova fase, com reformas, ampliações, aquisições de novos equipamentos e reformulação dos serviços.

Novo momento

Após um período difícil, pós pandemia, em janeiro de 2023 o Hospital e Pronto Socorro contratou uma empresa de consultoria e auditoria, por meio de um fundo investidor, onde uma equipe de gestão hospitalar iniciou as mudanças, revendo todos os processos internos e investindo em sistemas de alta gestão hospitalar.

Assim, as inovações e modernidades do Infantil Gonzaga também contemplam a reforma das alas de internação e da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

“Atualmente iniciamos o projeto de obra da fachada, recepção e piso térreo, que contará com a ampliação de mais quatro salas de consultório para atendimento ambulatorial, aquisição de tomografia nova, além de um auditório para palestras e cursos”, afirma a consultora administrativa, Fernanda Vannucci.

Novos serviços e contratações

Os investimentos e melhorias são constantes, nessa nova fase do Hospital Infantil Gonzaga. Portanto, o Serviço de Ortopedia Infantil, que não estava em funcionamento há muitos anos, foi reaberto em março de 2023.

A recepção do Pronto Socorro Infantil será ampliada e modernizada, buscando levar maior conforto e um ambiente humanizado para os pequenos pacientes e seus familiares. “Além disso, o Serviço de Oncologia Pediátrica foi aberto, trazendo um grande avanço para o sistema de saúde infantil da região”, acrescenta Vanucci.

Sendo assim, em apenas 4 meses de nova gestão, o Hospital Infantil Gonzaga saltou de faturamento inicial de R$ 350 mil para R$ 1,2 milhão. “Contratamos novos médicos, ampliamos a equipe de enfermagem e iniciaremos nas próximas semanas as reformas físicas. A perspectiva é muito positiva”, completa.

Hospital-Escola

Em 2023 também foi firmada parceria com a universidade Unoeste – Campus Guarujá, por meio do sistema hospital/escola, em que os alunos do curso de medicina da universidade já iniciaram o internato em pediatria no Infantil Gonzaga.

De pai para filha

Portanto, assumindo a Diretoria Clínica do Infantil Gonzaga no início de 2023, a médica pediatra e reumatologista Heloiza Ventura tem uma ligação especial com a entidade. Dessa forma, seu pai, o médico Luiz Wagner Ventura, atuou por 35 anos como especialista na entidade, desde a década de 80.

Além de toda a ligação familiar com o hospital, Heloiza também foi paciente do Infantil Gonzaga por muitas vezes.

“Minha relação com o Infantil começou ainda na infância, porque eu fui uma criança asmática. Tenho muitas lembranças desse hospital tão especial, que faz parte da memória de tantos santistas. Além disso, é com muito orgulho que retorno, assumindo a direção clínica e trazendo um olhar de profissional e também de mãe. Acredito muito em uma medicina humanizada, com um olhar materno, de fazer sempre mais pelo paciente”.

História

O Pronto Socorro Infantil Gonzaga foi fruto de um projeto iniciado em 1954, quando um jovem médico, o pediatra Dr. Joaquim Chicarino vislumbrou um centro médico para a especialidade pediátrica em Santos, inicialmente na Avenida Ana Costa, 468. Dessa maneira, a princípio, começou atendendo somente urgências e emergências médicas infantis.

Mas, foi em 1963, há exatos 60 anos, que o Pronto Socorro Infantil Gonzaga ganhou status de Hospital e transformou-se em Infantil Santos Cooperativa Médico-Hospitalar, passando a atender na Avenida Ana Costa, 411, onde permanece até hoje.

Hoje, o Hospital e Pronto Socorro Infantil Gonzaga conta com 163 cooperados ativos, 50 leitos de internação pediátrica, Centro Cirúrgico e Serviço de Pronto Atendimento com capacidade de atender até 200 pacientes ao dia.

Além disso, a instituição de saúde atende crianças desde os primeiros momentos de vida até os 18 anos incompletos.

 

 

Hospital e Pronto Socorro Infantil Gonzaga

Avenida – Av. Ana Costa, 411 – Gonzaga, Santos – SP

Tel: 13 2101-0203

@hospitalinfantilgonzaga

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.