Implantes dentários também ajudam a devolver a autoestima | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

01 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Implantes dentários também ajudam a devolver a autoestima

A implantodontia permite combater problemas como dores na face, pescoço e ombros

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Não ter vergonha de sorrir é o sonho de muitas pessoas que perderam alguns e/ou todos os dentes. De acordo com dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), do IBGE, 11% da população brasileira não tem qualquer dente. Mas diferente do que muitos pensam, este problema que acomete a autoestima das pessoas pode ser solucionado.

O implante dentário é uma solução a quem perdeu um ou mais dentes. Segundo o dentista especialista em implantodontia, Élcio Martins Gonçalves, a reposição dos dentes perdidos é necessária para que o paciente volte a ter um equilíbrio oral, consiga mastigar, respirar, falar e utilizar a musculatura da face de maneira correta. “Isto evita dores na face, pescoço e ombros, bruxismo (ranger dos dentes), desgaste na articulação, entre outros problemas”, salienta.

Gonçalves explica que o implante é um parafuso de titânio que substitui a raiz de um dente extraído a fim de reabilitar o paciente, devolvendo a função e estética, seja apenas de um dente ou de todos. “O especialista irá avaliar por meio de exames específicos a qualidade do osso, detectando se há a necessidade de enxerto ósseo ou não e também qual o tipo de implante e de prótese a ser indicada”, ressalta.

O processo de colocação dos implantes é feito com anestesia local, assegurando que o paciente não sentirá qualquer dor.

Contraindicação
Pessoas com problemas cardíacos de alto risco, como próteses valvulares aórticas ou mitrais e cardiopatias congênitas, devem ter mais atenção antes de se submeter ao processo, de acordo com o profissional. Antes de colocar os implantes, o paciente precisa fazer uma avaliação com um profissional especializado para que seja analisado o caso de forma individual.

Novidades
Nesta área odontológica sempre existem inovações. O implante de zigomático, que são colocados na maçã do rosto, são a novidade do momento.

“Esses implantes possibilitam devolver próteses fixas, sem céu da boca, para o paciente voltar a ter um sorriso perfeito”, ressalta o especialista. Esta novidade é indicada para quem não tem osso qualquer na região superior, ou seja, para quem usa dentadura há muitos anos.

Outra novidade recém-lançada, de acordo com Élcio Gonçalves, são implantes que não precisam de seis meses de osseointegração, mas apenas 28 dias, encurtando o período de espera para colocar os dentes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.