Levantamento feito pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizado em 2010 apontou que metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu ao menos 12 dentes. A pesquisa também revelou que cerca de 80% dos idosos no País têm menos de 20 dentes.
À primeira vista, a prótese dentária, popularmente conhecida como dentadura, é a primeira opção escolhida. No entanto, o cirurgião-dentista Khalyl Kirsten aponta que o uso dela está com os dias contados, uma vez que os implantes dentais têm se mostrado mais eficientes (ver quadro).
‘‘Um dos maiores problemas quanto ao uso da dentadura é exatamente a questão de que poucas pessoas se acostumarem com algo tão desconfortável na boca e na maioria das vezes impossível de usar principalmente na arcada inferior, já que esta não se fixa em absolutamente nada”, diz Khalyl.
Além disso, o cirurgião alerta para o grande risco do desprendimento da prótese. Segundo ele, sempre haverá a possibilidade desta prótese soltar em uma espontânea gargalhada ou ao comer. ‘‘O uso de colas adesivas ajudam, mas não resolvem estes problemas”, afirma.
Implante dental
O implante dentário são dentes substitutos implantados cirurgicamente no osso. Khalyl explica ainda que o tratamento é indolor e que a duração varia entre cada paciente.
‘‘A taxa de sucesso atualmente registrada para implantes dentais é superior a 95%, o que torna a técnica muito segura e previsível. Uma vez que o implante esteja instalado corretamente e a prótese adequadamente planejada, a chance de fracasso fica praticamente eliminada”, diz.
O especialista ressalta que existem algumas restrições nesse tipo de tratamento. As colocações de implantes em pacientes com câncer, doenças sistêmicas graves, diabéticos não controlados, crianças e jovens com menos de 16 anos, gestantes, fumantes em geral devem ser evitadas.
Implante dental
– Os implantes são raízes artificiais instaladas no osso mandibular ou maxilar. Ao substituir as raízes dentais, eles possibilitam a confecção de próteses, permitindo a reabilitação estética e funcional.
– Atualmente os implantes são fabricados com titânio comercialmente puro, com biocompatibilidade cientificamente comprovada.
– Eles têm a finalidade de recuperar a estética e a função de mastigação, diminuindo a sobrecarga dos dentes remanescentes.
-São indicados em caso de perda de um, ou de todos os dentes, em caso de instabilidade da dentadura, e quando há dificuldade na mastigação de alimentos.