Inverno agrava sintomas de incontinência urinária | Boqnews
Divulgação

Saúde

21 DE JUNHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Inverno agrava sintomas de incontinência urinária

Inverno começa nesta segunda-feira (21)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Hoje tem inicio a estação mais fria do ano. E é justamente com as temperaturas mais baixas que algumas mudanças ocorrem no organismo, sendo uma delas o aumento da frequência urinária. Para as pessoas que sofrem da doença, essa época pode agravar o problema e gerar mais incômodo e constrangimento.

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. É um problema muito frequente, que pode acometer homens e mulheres de todas as idades e apresentar variadas causas. Além da questão médica, a incontinência urinária pode comprometer a qualidade de vida e a autoestima das pessoas.

De maneira geral, essa condição atinge aproximadamente 5% da população mundial de todas as idades, acometendo com mais frequência mulheres e idosos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). São 10 milhões de brasileiros com esta condição.

Segundo o Dr. Fábio Atz Guino, urologista e proprietário do Atz Day Hospital, o clima tem uma relação direta a ponto de influenciar e afetar o sistema urinário. “A bexiga é um órgão muscular que com o frio, sofre de estímulos de contração fazendo com que o desejo aumente. Durante o inverno o corpo produz menos transpiração e, devido às baixas temperaturas, o organismo trabalha mais acelerado, assim como o funcionamento dos rins, o que leva a produzir mais urina e a necessidade de eliminar com mais frequência a água do corpo”, explica o médico.

Além da idade, outros fatores que aumentam o risco de apresentar incontinência urinária são: o diabetes, a obesidade e a presença de doenças neurológicas.

Existem três formas principais de incontinência urinária:

  • Incontinência urinária de esforço: esse tipo de perda urinária ocorre quando a pessoa não tem força muscular pélvica para reter a urina. Sendo assim, as perdas urinárias serão desencadeadas por atividades como espirrar, tossir, rir, levantar pesos ou fazer algo que põe a bexiga sob pressão, ou estresse.

 

  • Incontinência urinária de urgência: é um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro. Pode ocorrer também quando há uma pequena quantidade de urina na bexiga.

 

  • Incontinência mista: as perdas urinárias ocorrem durante um esforço e também na presença de urgência.

O tratamento da incontinência urinária por esforço pode ser realizado através de fisioterapia ou cirurgia. Atualmente, a cirurgia de Sling, em que se coloca um suporte para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra e promover seu fechamento durante o esforço, é a técnica mais utilizada e a que produz melhores resultados.

Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento pode incluir orientações dietéticas e comportamentais, fisioterapia e uso de medicamentos para controlar as contrações involuntárias da bexiga.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.