‘Julho Verde’ é destinado para tratar cânceres no pescoço | Boqnews
Foto: Divulgação

Campanha

17 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

‘Julho Verde’ é destinado para tratar cânceres no pescoço

O cigarro e o álcool são os principais vilões dos cânceres nesta parte do corpo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Os elevados números de portadores da enfermidade preocupam os especialistas. O câncer de boca e laringe, por exemplo, é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do de próstata. Quanto às mulheres, os dados também são alarmantes. O câncer de tireóide é o quinto mais comum no sexo feminino, segundo estudo do INCA (Instituto de Câncer José Alencar Gomes da Silva)

Os elevados números de portadores da enfermidade preocupam os especialistas. O câncer de boca e laringe, por exemplo, é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do de próstata. Quanto às mulheres, os dados também são alarmantes. O câncer de tireóide é o quinto mais comum no sexo feminino, segundo estudo do INCA (Instituto de Câncer José Alencar Gomes da Silva)

Você sabe o que é Julho Verde? Foi esse o nome e o período escolhido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço para conscientizar a população sobre a importância dos exames periódicos nestas regiões do corpo e, assim, diminuir os altos números de cânceres diagnosticados em fases já avançadas, o que dificulta a recuperação do indivíduo.

O próximo dia 27 foi nomeado como Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. Tal data é outra forma de mobilizar a sociedade perante a gravidade dos problemas à saúde que a doença proporciona.

O cigarro e o álcool são os principais vilões dos cânceres nesta parte do corpo. As chances de alguém que usa essas substâncias demasiadamente ter a patologia podem aumentar em torno de 20 vezes.

Os elevados números de portadores da enfermidade preocupam os especialistas. O câncer de boca e laringe, por exemplo, é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do de próstata. Quanto às mulheres, os dados também são alarmantes. O câncer de tireóide é o quinto mais comum no sexo feminino, segundo estudo do INCA (Instituto de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

Muitas pessoas não se atentam nos aparecimentos de nódulos. Segundo o médico Rogério Dedivitis, chefe de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Ana Costa, quanto mais cedo detectar alguma diferença no corpo, maiores serão as chances de recuperação em sua totalidade.

“Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente. É fundamental procurar um profissional para retardar a evolução da doença”, afirma Dedivitis.

Os tumores na cabeça e pescoço iniciam nas células que revestem as superfícies das mucosas como, por exemplo, dentro da boca e da garganta. Essas glândulas contêm substâncias que podem ser cancerígenas. Os tipos mais comuns da doença nesta parte do corpo são justamente o câncer de tireóide e o de laringe.

Tireóide

Na tireóide, as causas muitas vezes são desconhecidas, mas sabe-se que a ingestão excessiva de iodo, contado com radiação e hereditariedade são alguns fatores que predispõem a inflamação crônica na região.

As chances de cura, se a doença for diagnosticada cedo, são elevadas. A recuperação total das pessoas chega a 90% dos casos. Porém, se o tumor é reconhecido tardiamente, os riscos dele se alastrar pelo organismo crescem, podendo ocorrer até mesmo o óbito do indivíduo.

Neste caso, a operação é o único método de tratamento. É retirada a glândula tireoidectomia. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a retirada da tireóide não interfere na mudança de peso do paciente, pois os remédios indicados estagnam a situação.

Laringe
A operação é o mais indicado, mas existem outros meios para tratamento na laringe. A radioterapia, junto à quimioterapia, podem ser eficazes. Um sintoma que pode ser indício do câncer neste local é a rouquidão, principalmente se o desconforto durar mais de três semanas.

Uma situação que pode levar ao câncer na laringe, e também na boca, é a prática de sexo oral, de acordo com Dedivitis. “Estudos mostram que a infecção oral do vírus papilomavírus (HPV) ocasiona a doença nestes locais. A prática sexual com parceiros diferentes também aumenta a chance do contágio”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.