Limpeza bucal | Boqnews

Vida +

13 DE FEVEREIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Limpeza bucal

Ter um animal como companheiro dentro de casa exige mais cuidados do que apenas a casa, comida e vacinas. Assim como os humanos, os animais também se alimentam diariamente e isso exige a necessidade da escovação frequente dos dentes, mesmo que isso tome  tempo e custe uma boa dose de paciência.Segundo o veterinário Luiz Henrique […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ter um animal como companheiro dentro de casa exige mais cuidados do que apenas a casa, comida e vacinas. Assim como os humanos, os animais também se alimentam diariamente e isso exige a necessidade da escovação frequente dos dentes, mesmo que isso tome  tempo e custe uma boa dose de paciência.

Segundo o veterinário Luiz Henrique Guimarães Franco,  a escovação do dente é importante para  prevenir doenças futuras. “O ideal é que este procedimento seja realizado pelo menos uma vez ao dia, diariamente, pois ele desorganiza o processo bacteriano que forma as placas e, em seguida, o tártaro”, explica.



O perigo da formação de tártaro está associado a problemas como a gengivite e pode causar dor e mau hálito, além de evoluir para casos mais graves como retração óssea e fissuras faciais (pequenos furos).  Gengiva vermelha e sangrando é um sinal de que algo está errado com a saúde bucal do animal.

“A profilaxia deve ser feita mesmo antes da troca dos dentes, que ocorre por volta dos quatro meses, pois assim não prejudica a próxima dentição. Vale lembrar também que nesta fase, os animais têm o hábito de mastigar tudo que vem. Isso é um processo normal”, explica o veterinário.

Para escovar os dentes dos bichanos é indicado o uso de dedeiras de borracha ou escovas próprias vendida em pet shops e jamais utilizar creme dental pessoal, pois os animais engolem a espuma.

Conforme Franco, o flúor presente nas pastas de uso humano pode fazer mal ao bicho de estimação. “Existem no mercado pastas específicas para os animais, por isso não se devem usar pastas convencionais”, ressalta o profissional. “No caso dos gatos, é importante lembrar que eles têm o paladar extremamente sensível e por isso podem salivar muito com o uso de quaisquer cremes dentais. Sendo assim, o mais indicado é fazer a limpeza apenas com água, esfregando os dentes com cuidado”, destaca.

Prevenção
Além de escovar os dentes, dar aos animais ossos de couro seco ou rações duras também evitam o acúmulo de bactérias, entretanto, Franco afirma que nada substitui a higiene.

“É preciso acostumar o animal a deixar a boca limpa, nem que para isso o dono dê prêmios como forma de recompensa, pois a escovação é  mais eficaz. Outra forma de fazer com que o bicho deixe mexer na boca com facilidade é brincar com bolinhas, tentando retirá-las. Ao mesmo tempo em que ele entra na brincadeira, você pode observar as condições do céu da boca, da gengiva e dos dentes. Ao menor sinal de alteração é aconselhável procurar o médico veterinário”, ressalta.

O tratamento de remoção de tártaro pode ser feito por meio de raspagem ou de ultrassom, mas Franco explica que a segunda opção é menos prejudicial. “O método de ultrassom evita arranhões nos dentes do animal, além de ser mais rápido e eficaz, pois é realizado com um equipamento que possui duas cercas que vibram em ondas ultrassônicas”, finaliza o veterinário.

Dia Animal
A 52ª edição do Dia Animal acontece neste sábado (14), na Praça Caio Ribeiro de Moraes, em frente ao Sesc, das 14h às 17h30. Caso chova, o evento fica transferido para o dia 28 de fevereiro, no mesmo local e horário. Informações sobre adoção de animais pelo telefone 3203-2903 ou 3226-8080.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.