Malhação na Praia | Boqnews

Vida +

25 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Malhação na Praia

A orla da praia de Santos oferece inúmeros atrativos para a realização de atividades físicas. Primeiramente, o calçadão, com sete quilômetros de jardim de praia, considerado principal cartão postal da cidade, além de ser o maior jardim de orla marítima do mundo, de acordo com o Guinness Book. O local é ladeado por uma ciclovia […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A orla da praia de Santos oferece inúmeros atrativos para a realização de atividades físicas. Primeiramente, o calçadão, com sete quilômetros de jardim de praia, considerado principal cartão postal da cidade, além de ser o maior jardim de orla marítima do mundo, de acordo com o Guinness Book.

O local é ladeado por uma ciclovia com cerca de 7.900 metros de extensão, o lugar ideal para realizar atividades como caminhada, corrida e pedalada, além de aulas gratuitas voltadas aos esportes e espaço público para  realizar exercícios e tonificar os músculos.

Academias
Do canal 1 ao 6, a cidade abriga, segundo a Prefeitura, treze conjuntos de ginástica na faixa de areia da praia, com barras comuns, barras paralelas, pranchas abdominais e barras para flexão. Em conjunto à  academia existem também 13 conjuntos de brinquedos de madeira, com gangorras, escorregadores, balancês e pontes suspensas, que divertem as crianças que brincam na praia.

O enfermeiro Wilson Gonçalves Bragança (foto) é frequentador assíduo dos equipamentos. “Sempre pratiquei esportes e retornei às atividades físicas constantes há oito meses”, conta. O treino, realizado três vezes por semana, consiste em correr da Ponta da Praia até a Avenida Ana Costa. Antes da corrida, o enfermeiro realiza alongamento para não lesionar os músculos.

Nas paradas, Bragança exercita e tonifica os músculos com exercícios para o abdômen, costas, pernas e braços nos equipamentos de madeira. Após retornar à Ponta da Praia e finalizar o treino do dia, Bragança realiza novo alongamento. O treino diário dura, em média, uma hora e meia.

Musculação
De acordo com Priscilla de Arruda Camargo, especialista em educação, avaliação e nutrição esportiva  do site sentirbem.com.br, a musculação atua na  prevenção e recuperações de lesões do  músculo e articulações, no aumento e definição de massa muscular, na melhoria de dores posturais e na prevenção de osteoporose, além de tratamento de osteoporose leve. “Com a avaliação de um profisisonal, a adaptação é imprescindível em qualquer programa, seja qual for o objetivo. Todo treino deve ser direcionado aos objetivos do praticante levando em conta as restrições de saúde”, finaliza Priscilla.

Caminhada
Outra atividade possível de ser feita na praia é a caminhada. Porém, antes do início, é necessário, segundo profissionais, realizar exames médicos e acompanhamento de  um cardiologista. Na hora da caminhada pela orla é importante realizar um alongamento e ter um bom tênis para evitar que ocorram lesões com facilidade.  Outros fatores importantes são observar a superfície da caminhada e manter uma postura ereta.

Corrida
O mesmo vale para a corrida. O recomendado é que seja feito com orientação de um profissional qualificado em Educação Física.
Também é recomendável  beber água antes, durante e após a caminhada ou corrida, além de não realizar os exercícios em jejum.

Bicicleta
Neste período de verão, pedalar se torna uma atividade divertida e até lúdica.  Pela ciclovia, profissionais renomados e  amadores se misturam pedalando bicicletas ou até andando de skate ou patins.
Pedalar corretamente sem forçar os músculos é benéfico à saúde, pois exercita as pernas, os glúteos e a zona lombar.

Ao ar livre é imprescindível, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia,  levar o protetor solar, que protege do sol e do vento. Para a segurança de todos os praticantes são necessários equipamentos de proteção como joelheiras e capacete. A utilização da bicicleta tambem é benéfica ao meio ambiente, diminuindo a poluição.

Alongamento
A realização do alongamento suave antes e depois, além de reduzir o risco de lesões, propicia condições para melhoria  da agilidade, dá força e velocidade, conforme recomendação de profissionais de Educação Física.

Benefícios
A realização de atividades físicas reduz a diabetes, melhora os níveis de colesterol, o sistema imunológico, auxilia em manter o peso ideal, tonifica os músculos, diminui o estresse e a ansiedade, e faz bem ao coração.
O horário recomendado para a exposição ao sol é antes das 10h e depois das 16h.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.