Medicamentos ou óleos naturais: como emagrecer? | Boqnews
Foto: Divulgação

Projeto Verão

11 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Medicamentos ou óleos naturais: como emagrecer?

As vésperas das festas de fim de ano e do verão, muitas pessoas se preocupam mais com o corpo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

corpoMesmo faltando aproximadamente dois meses para o verão, a corrida para ficar em forma e arrasar no biquíni já começou. Afinal, a máxima “No pain, no gain!” não surgiu à toa. Mas dentre tantas opções no mercado é difícil saber o que realmente funciona. Uma dúvida bastante comum refere-se ao uso de medicamentos e óleos naturais. Qual deles apresenta melhor resultado? Quais são os efeitos colaterais? Todo mundo pode tomar?

Medicamento ou óleo? O que muitas mulheres alegam é que na luta pelo emagrecimento, a Sibutramina é mais eficiente do que os óleos naturais. Contudo, uma observação importante refere-se à atuação do medicamento. Logo após ser indicado no tratamento da depressão, especialistas observaram que o remédio podia ser um grande aliado na perda de peso por atuar diretamente sobre dois neurotransmissores do nosso sistema nervoso central, a serotonina e a noradrenalina. Ao inibir a recaptação destes, o medicamento dá uma sensação de saciedade, o que, consequentemente, leva à diminuição do apetite.

Já no caso do óleo de Baru, o suplemento também provoca saciedade, mas de forma diferente. Por ser rico em ácidos graxos e nutrientes, o Baru aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e desempenha um papel importante na redução do estresse, um dos principais agentes causadores do ganho de peso. O ômega 9, também presente no óleo, é responsável por facilitar a redução de medidas abdominais, uma vez que atua na reorganização dos depósitos de gordura no organismo, impedindo que células adiposas se concentrem na região. Além disso, graças à sua composição, o óleo possui propriedade sacietógena tão grande quanto da chia.

Outra diferença entre a Sibutramina e o Óleo de Baru se refere à indicação. Enquanto o medicamento só é recomendado para pacientes obesos, com IMC maior ou igual a 30kg/m², o Baru pode ser consumido por todos que tem por objetivo perder uma gordurinha ou deixar a dieta mais rica em nutrientes.

Perigos para a saúde – Por ser um remédio controlado, a Sibutramina tem um limite de dose diária e seu tratamento não pode durar mais de dois meses. Recomenda-se que este seja suspenso, caso o medicamento não faça efeito no primeiro mês. Seu uso excessivo pode aumentar o risco de doenças cardíacas e promover efeitos colaterais graves como insônia, constipação, náuseas, delírios, ansiedade, aumento da pressão arterial, entre outros. Além disso, o medicamento é contraindicado para pacientes com histórico de transtornos psiquiátricos e alimentares – como anorexia e bulimia – e hipertensão.

Esse quadro não se observa durante a ingestão do Óleo de Baru, pois, ao contrário do medicamento, ele não interfere na absorção nutricional. Muitas vezes, até supri essa carência. O produto possui propriedades nutricionais por ser rico em ácidos graxos (ômegas 3,6 e 9), proteínas, fibras e, ainda, é fonte de minerais como cálcio, ferro e zinco. Assim, desempenha ação cardioprotetora, uma vez que promove a redução do colesterol LDL e o aumento dos níveis do HDL, conhecido com o “bom colesterol”.

Diga não ao efeito sanfona! – Se emagrecer já é um grande desafio, manter o peso é ainda mais difícil. O medo do famoso efeito sanfona atormenta muita gente. Afinal, não é nada justo perder todo o esforço que fizemos em tão pouco tempo. Muitas vezes, isso acontece depois de dietas muito restritivas ou após o uso de medicamentos emagrecedores, que proporcionam uma perda de peso rápida, porém não muito saudável.

A principal causa do efeito sanfona é o comportamento adotado pelo nosso organismo quando percebe que alguma coisa está ameaçando sua integridade. Para lidar com o problema, ele diminui o ritmo e o metabolismo fica mais lento. Dessa forma, quando você volta a se alimentar normalmente, seu corpo passa a acumular toda a energia que recebe, com medo de que a restrição volte a acontecer. E é assim que todo seu esforço vai por água abaixo, pois provavelmente você irá engordar de novo e talvez até ultrapasse o peso que estava anteriormente.

*Texto da nutricionista Patricia Lopes

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.