Meditação pode ser eficaz no tratamento contra o estresse | Boqnews
Divulgação

Saúde

10 DE SETEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Meditação pode ser eficaz no tratamento contra o estresse

Estresse pode gerar problemas no estômago, resistência e também dificuldade para dormir

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em tempo de crise financeira fica difícil manter a calma e, em algumas situações, as pessoas são envolvidas pelo nervoso e outras sensações de mal-estar. A preocupação com a instabilidade é tanta que os sintomas do estresse começam a fazer parte da rotina de muitas delas.

“A Síndrome Geral de Adaptação, conhecida como estresse, acontece sempre que o ser precisa se adaptar a uma nova situação. É comum passarmos por uma reação rápida de estresse, mas conforme resolvemos o problema os sintomas vão acabando”, explica Roberto Debski, médico e criador do projeto ANDE (treinamento em grupo para Ansiedade, Depressão e Estresse).

Quando a pessoa não consegue mais ter este controle é preocupante. De acordo com Debski, a crise econômica assim como problemas de relacionamento são as principais causas. “Ela pode ter problemas no estômago, falta de resistência e também dificuldade para dormir. O estresse vira crônico e é perigoso, pois pode desencadear depressão e ansiedade”, salienta.

Este foi o caso da jornalista Carina Seles, que chegou a desenvolver gastrite e psoríase por conta do estresse. Ela conta que no início não entendia direito os causadores da síndrome, mas que aos poucos pode compreender o que ocorria com seu corpo e a mente.

“Muitos dos meus fatores de estresse vinham do trabalho. Então, resolvi entender os processos e o que estava me fazendo mal para mudar ou diminuir esta situação. E é o que estou fazendo. Outro dos meus problemas de estresse era a convivência com algumas pessoas que eram diferentes de mim. Percebi que isso era um aprendizado para eu entender que nem todo mundo pensa como eu”, diz.

Uma das escolhas de Carina foi praticar yoga e meditação e compartilhar suas experiências no blog www.estressadas.com.br e também no Instagram Estressadas.com.br. A ideia, de acordo com ela, é mostrar a rotina e dar dicas para as pessoas começarem a ter consciência de que o estresse mata e que elas devem mudar. A página na internet também serve de incentivo para que ela não desista de melhorar a cada dia.

blog estressada da jornalista carina seles
O médico Roberto Debski aprova a meditação como um tratamento eficaz no combate ao estresse. “A pessoa precisa de um tratamento multidisciplinar, que agregue corpo e mente. Psicoterapia e meditação são excelentes escolhas”, afirma. “Muitas pesquisas ressaltam os benefícios do ato de meditar, que pode ser feito até mesmo no trânsito”.

Para o corpo, ele recomenda cuidados com a alimentação, a prática rotineira de exercícios físicos e uma vida mais regrada e equilibrada.

quadro meditação estresse

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.