Mês de combate ao suicídio acontece pela primeira vez em Santos | Boqnews
Reprodução

Setembro amarelo

03 DE SETEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Mês de combate ao suicídio acontece pela primeira vez em Santos

Neste domingo (4), acontece a Caminhada pela Vida, com saída às 10 horas da Praça das Bandeiras

Por: Vitória Aparecida
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Voluntários que se revezam durante 24 horas para atender ligações telefônicas de moradores da Baixada Santista com quadros de depressão. Esse é o trabalho realizado no Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza cerca de 18 mil atendimentos apenas em Santos. Solidão e desespero são as principais motivações dos telefonemas.

numero CVVDe acordo com o porta-voz da CVV na região, Renato Caetano, muitas pessoas só querem compartilhar os problemas com alguém que consiga ouvir com respeito e sem julgar. “Quando isso ocorre, o CVV entende que a prevenção do suicídio está acontecendo sem chegar ao extremo”, salienta. Segundo o voluntário, o trabalho tenta transmitir a ideia de que mesmo diante de tantas dificuldades é possível encontrar ajuda.

Dados do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em 2015 apontaram que mais de 800 mil pessoas cometeram suicídio por ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. É para evitar tal atitude que o movimento Setembro Amarelo existe desde 2014, visando difundir a Campanha Mundial de Prevenção do Suicídio. O evento foi criado no Brasil, em parceria do CVV com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Durante todo o mês, a campanha é feita por meio da identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e a divulgação de informações sobre o tema. Aliás, o próximo sábado (10) é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Sob o slogan Falar, a melhor solução, Santos recebe a campanha pela primeira vez e realiza, neste domingo (4), a Caminhada pela Vida, com saída às 10 horas da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em direção à Fonte do Sapo, na Ponta da Praia. Para participar, basta comparecer ao local.

A Pinacoteca Benedicto Calixto, localizada à Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, aderiu à iniciativa e iluminará sua fachada de amarelo durante todo o período. Já a Universidade Católica de Santos (UniSantos) promoverá no campus da Av. Conselheiro Nébias, 300, uma mesa redonda para abordar o tema Suicídio e as formas de prevenção, reunindo especialistas da área e o presidente nacional do CVV, Robert Paris. O evento acontece no dia 19 de setembro, às 19h30 e é aberto ao público. Informações 99100.6792, 141 ou 3234.4111

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.