Saúde

Mulher morre por meningite bacteriana em Santos

Paciente de 43 anos estava internada no HPP, antigo PS Central, mas não resistiu e teve confirmada a morte encefálica em decorrência da meningite.

14 de novembro de 2019 - 22:22

Da Redação

Compartilhe

Uma mulher de 43 anos, moradora do Morro São Bento, em Santos, no litoral paulista, teve morte cerebral decorrente de meningite bacteriana (meningocócica)

A Secretaria de Saúde de Santos confirma o falecimento.

No início da semana, ela procurou a UPA Central reclamando de dores de cabeça, foi medicada e orientada a retornar para casa.

No entanto, seu quadro clínico piorou a ponto dela ter sido encaminhada para o HPP – Hospital de Pequeno Porte, localizado no antigo PS Central – ao lado da Santa Casa.

No entanto, ela não resistiu e teve morte encefálica confirmada.

Em 26 de julho, um jovem de 14 anos também morador do São Bento foi internado, sob suspeita de meningite.

No entanto, seu quadro de saúde piorou e ele veio a óbito em 4 de agosto.

 

No ano passado, 15 mil pessoas tiveram meningite no Brasil. 20% delas morreram.

Sem relação

Porém, a Secretaria de Saúde nega qualquer relação entre as vítimas.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Santos informa que “a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) recebeu a notificação da suspeita de meningite e que os resultados dos exames da paciente apontaram meningite bacteriana do tipo que não requer quimioprofilaxia (adoção preventiva de antibióticos) em pessoas que tiveram contato próximo”.

A secretaria também ressalta “que não há relação entre este caso e o do adolescente, pois são moradores de áreas distintas e ocorreram em intervalo de mais de quatro meses”.

LEIA TAMBÉM: