Mulheres realizam mais exames preventivos do que homens, aponta estudo | Boqnews

Vida +

07 DE MARÇO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Mulheres realizam mais exames preventivos do que homens, aponta estudo

As mulheres são mais preocupadas com exames preventivos do que os homens. Pelo menos, é o que aponta um levantamento feito pela Lavosier Medicina Diagnóstica. A pesquisa, que é feita periodicamente há cinco anos, indica que além delas representarem a maioria do público frequentador do laboratório, 67% das mulheres realizaram procedimentos preventivos na unidade, enquanto […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
As mulheres são mais preocupadas com exames preventivos do que os homens. Pelo menos, é o que aponta um levantamento feito pela Lavosier Medicina Diagnóstica. A pesquisa, que é feita periodicamente há cinco anos, indica que além delas representarem a maioria do público frequentador do laboratório, 67% das mulheres realizaram procedimentos preventivos na unidade, enquanto pouco mais de 30% dos homens fizeram o mesmo.
O diretor médico do Lavosier Medicina Diagnóstica, Rafael Munerato, salienta que os resultados do levantamento se mantêm consistentes desde que o levantamento iniciou.
Explicação
Munerato atribui a maior preocupação com a saúde por parte do público feminino em razão das questões cultural e histórica que as envolve.  
Segundo ele, na adolescência, durante a puberdade, elas já frequentam os médicos especializados, e isso se estende ao período de maior maturidade, na  época em que elas optam pela maternidade. “Isso provoca o costume da checagem nas mulheres, ao passo que os homens já chegam ao laboratório com orientação de controle de sintomas de doenças existentes”, afirma Munerato.
Dados
No levantamento, entre os exames mais procurados estão o hemograma e o teste de glicose. A partir daí, foi constatado que procedimentos como TSH ultra sensível (exame para verificar o comportamento da tireóide), colesterol total e triglicérides foram realizados em maior escala pelo público feminino. Já o colesterol total, triglicérides e creatinina pelo público masculino.
Quanto a isso, Munerato esclarece que o maior índice desses exames está relacionado ao acompanhamento de pré-gravidez. 
Cardiologia
Outro ponto observado pelo diretor médico, que também é cardiologista, foi o baixo número de exames cardiovasculares realizados pelo público feminino. Poucos sabem, mas de cada dez mulheres, seis morrem de infarto, principalmente após a menopausa. Por isso, ele alerta às mulheres sobre a baixa atenção dada às doenças do coração. De acordo com ele, “o infarto mata seis vezes mais mulheres do que o câncer de mama, mas é um fator ainda negligenciado pela população”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.