Mutirão busca detectar câncer bucal em idosos | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS/Secor

Saúde

06 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Mutirão busca detectar câncer bucal em idosos

A Secretaria de Saúde promove um mutirão odontológico dentro da Semana do Idoso, com atendimento preventivo até quinta-feira (9)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Saúde promove um mutirão odontológico dentro da Semana do Idoso, com atendimento preventivo até quinta-feira (9). O objetivo é identificar sinal de câncer bucal.

Em dois dias foram examinadas 78 pessoas e cinco encaminhadas ao Centro de Especialidades Odontológicas (Av. Conselheiro Nébias, 257) por terem suspeita da doença. Ainda foram entregues 78 kits com pasta de dente, escova e folheto com informações sobre saúde bucal. O trabalho atendeu 44 idosos no Centro de Convivência Isabel Garcia, na quinta-feira; e 34 nesta sexta-feira, no Centro de Convivência Vida Nova.

Segundo Ercilla Maria Vargas Wiggert, chefe da Seção de Prevenção e Saúde Bucal, o câncer bucal tem 90% de cura quando diagnosticado precocemente. Entre os homens, é o quinto tipo de câncer de maior incidência, e na população feminina fica em sétimo lugar.

O mutirão odontológico será retomado segunda-feira (6), no Centro Cultural do Morro do São Bento, a partir das 8h; e na Casa do Sol, das 13h às 17h, no consultório odontológico da entidade. Terça, a van odontológica estaciona no Jardim Botânico, das 8h às 12 h e quinta, o serviço chega à Área Continental: em Caruara, das 8h às 12h na unidade de saúde; e, em Monte Cabrão, das 9h às 12h, na praça principal.

Depoimentos
Yvonne Almeida Costa, 77 anos, passou pelo serviço odontológico, ficou feliz em não ter problema bucal e elogiou a programação da Semana do Idoso. “Fui ao baile, fiz o exame dentário e estou pensando em ir ao teatro. Santos está de parabéns pelo que faz para os idosos”.

Marilene Simões, 68 anos, também parabenizou os organizadores do evento. “Santos melhorou muito, antigamente não tinha isso tudo. Um dia desses recebi na minha casa um agente de saúde que veio ver como eu estava. Para quem mora sozinha isso é muito importante”.

José Vieira de Barros, 77 anos, avalia que a cidade serve de exemplo para outros municípios. “As pessoas estão vivendo mais, a questão é a qualidade de vida e nisso Santos se destaca”.

Programação
Local – Cine Posto 4, canal 3.
Horário: todas as sessões
De hoje a quinta-feira a entrada é gratuita para maiores de 60 anos que apresentarem documento com foto.

Local – Centro Turístico, Esportivo e Cultural Morro São Bento, à Rua: São Luís s/nº.
Horário – 7h às 8h
Ação Intergeracional: Ginástica da Terceira Idade: alongamento e relaxamento

Horário – 8h às 11h
Vôlei entre idosos e crianças.

Local: Casa do Sol, à Av. Santista s/nº.
Horário: 14h às 17h
Ação Vida Plena: Circuito de Ações de Prevenção e Cuidado com a Pessoa Idosa

Local – Teatro Coliseu, à Rua Amador Bueno, 237.
Horário – 14h às 15h
Talentos da Pessoa Idosa, participantes dos centros de convivência Vida Nova, Isabel Garcia e do projeto Vibra Vida e Instituto Energia.

Horário: 15h às 17h
Encontro com o Outono – Espetáculo teatral encenado só por idosos.
Direção: Míriam Carbonaro e Jorge Gonçalves.

Praça Mauá
Das 12h30 às 14h, Marcela Lobo se apresentou na Praça Mauá, dentro do projeto “Celebra”, que leva música à praça. O tempo instável não afastou o público, que ouviu músicas consagradas nas vozes de Elias Regina, Gilberto Gil, Rita Lee, Renato Teixeira, O Rapa, entre outros. O show fez parte da programação da Semana do Idoso, que prevê atividades até o dia 14.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.